03/fevereiro/2017

ECECC prepara ajustes para retorno das atividades em 2017

Projeto promoveu reuniões com colaboradores esta semana; educandos voltam às atividades na próxima segunda (6).

Houldine Nascimento
O Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) retoma as ações pedagógicas do ano letivo na próxima segunda-feira (6). Antes de iniciar os trabalhos, o projeto está promovendo reuniões internas com funcionários, colaboradores e empresas parceiras. Uma das entidades conveniadas é a AIESEC, que promove intercâmbios sociais em mais de 120 países.

A parceria entre as duas instituições já dura três anos, proporcionando aos alunos do ECECC aulas ministradas por jovens voluntários que estão de passagem pelo Brasil. “Nós já recebemos intercambistas de vários países, como Egito, Japão, Bélgica e Colômbia”, cita Mariza Fabrício, coordenadora pedagógica do Espaço.

Este ano, quatro intercambistas da Alemanha, Chile, Colômbia e México vão estar de segunda a quinta ministrando aulas e interagindo com os alunos. Na manhã dessa quinta-feira (2), eles tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Espaço, o projeto mais antigo da Associação Beneficente Criança Cidadã, em visita à sede da instituição, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Há algumas semanas na capital pernambucana, a colombiana Ana Maria Sierra fala sobre o que motivou sua vinda ao Brasil. ”Eu queria fazer algo diferente. Estava aprendendo Português e resolvi vir para o Brasil para praticar o idioma. Conheci a AIESEC e gostei do trabalho que é feito, além de poder exercer uma função social.”

Além de Ana Maria, os jovens Tannia Mendiola (México), Jonathan Cartagena (Chile) e Lisa-Marie Schulte (Alemanha) compõem a equipe de voluntários da AIESEC. Entre os temas que serão trabalhados, estão desenvolvimento sustentável e multiculturalidade. No cronograma de atividades, também estão previstas aulas de inglês e espanhol. Durante as atividades, eles serão auxiliados por voluntários nativos.

TERAPIA OCUPACIONAL – Outra instituição parceira da ABCC é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que realiza, anualmente, um programa de Terapia Ocupacional voltado aos alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. Em 2017, a iniciativa terá mais uma vez a coordenação da professora assistente do curso de Terapia Ocupacional da UFPE, Marina Rosas. “A finalidade é de capacitar e empoderar os alunos para ações do cotidiano. Tudo isso vem funcionando graças à parceria entre ABCC e UFPE”, avalia.

No ano passado, o educando Gabriel Luiz, de 14 anos, foi um dos que participaram da capacitação. “A terapia influenciou o meu comportamento, os estudos, a educação. Deu mais tranquilidade para mim”, comenta.