16/dezembro/2016

Festa de Natal proporciona alegria às crianças da ABCC

Comemoração concluiu as atividades do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã em 2016

Houldine Nascimento
Uma grande festa natalina levou alegria aos educandos da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) nessa quinta-feira (15). A instituição promoveu um encontro memorável entre familiares, alunos e colaboradores, que marcou o fim das atividades voltadas às crianças em 2016. Uma corrente de oração deu início à festividade e, em seguida, os pequenos fizeram diversas apresentações musicais.

Como uma forma de compartilhar o sentimento natalino, as crianças executaram canções populares típicas do período, como “Noite Feliz”, “Bom Natal”, “Jingle Bells” e “Aleluia”. Para que cada um dos 150 educandos recebesse um presente, a ABCC lançou uma campanha intitulada “Adote uma criança”, em que eles descreveram, por meio de cartas, o que gostariam de ganhar. O resultado foi bastante positivo, conseguindo unir funcionários e admiradores do projeto.

A professora de violino da ABCC, Carmen Lucia, que desde 2007 faz parte da instituição, conduziu o número musical de abertura. Ela foi uma das pessoas que contribuíram para a aquisição de brinquedos e, emocionada, falou sobre sua participação no projeto. “Procuro passar minha experiência para eles na esperança de que alguma semente desta se frutifique, se tornando músico no futuro. Nós estamos lançando as bases e mesmo que as crianças não se profissionalizem adiante, essa parte de musicalização será muito útil em qualquer área da vida delas porque é altamente estimulante para o cérebro”, detalhou.

Após as apresentações, as crianças receberam os presentes. Uma das contempladas foi Mayara Alves, 12 anos, que ganhou um urso de pelúcia e um par de patins. “Estou alegre, era o que eu queria de presente”, disse. A tia de Mayara, Valquíria Soares, esteve na festa. “Fico muito feliz por ela porque ela conseguiu ganhar o que tanto queria e a gente não teve condições de comprar”, confidenciou.

Os brinquedos foram doados pela médica Natália Albuquerque, que presenteou outros três educandos: Natanael, Amanda e Daniel. “Minha mãe trabalha no NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], nessa área, e acabou adotando uma cartinha. A partir daí, a gente fez uma força-tarefa para adotar vários”, explicou. Entre os itens entregues, estão materiais de pintura e escolares. “É bom poder ajudá-los de alguma forma e ver a felicidade deles”, conclui.

Conselheira titular da OAB Pernambuco, a advogada Nair Andrade dos Santos integra o Conselho administrativo da ABCC. A benfeitora esteve no evento para lançar uma mensagem de incentivo aos pequenos. “Como eu me sinto feliz de ver muitas daquelas crianças que começaram no projeto, agora crescidas, buscando cada vez mais um espaço na nossa sociedade. Já tenho 90 anos e espero vê-las saindo daqui sabendo honrar este Estado. Que possam seguir dando exemplo. Fica aqui meu carinho a todas”, discursou.