26/agosto/2016

ECECC promove semana de sondagem de aprendizado

A avaliação busca medir o nível de assimilação dos conteúdos e impulsionar as potencialidades dos alunos

Por Devanyse Mendes
O processo pedagógico exige transmissão de conteúdos e análise de aprendizagem. Por esse motivo, a coordenação pedagógica do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, projeto da ABCC, promove de 22 a 26 de agosto a semana de sondagem de aprendizado. As avaliações são realizadas com alunos de 7 a 14 anos, para testar a evolução que eles tiveram de um semestre para o outro.

As provas são compostas por quatro questões discursivas e uma redação. Para os alunos mais novos, os professores incentivam a criação de frases. No processo avaliativo, a coordenação pedagógica também conta com o apoio das escolas municipais onde os alunos estudam, pois elas enviam os boletins semestrais para que a ABCC possa identificar a evolução escolar das crianças.

Segundo a coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício, as sondagens são realizadas quatro vezes por ano e podem identificar os pontos fortes e fracos dos alunos. “Durante a sondagem e aprendizado, nós conseguimos perceber as potencialidades dos alunos e impulsionar suas aptidões. Com o trabalho, também podemos reconhecer crianças com déficit de atenção, dislexia, entre outros problemas, e encaminhá-las ao atendimento psicopedagógico”, explicou Mariza.

A professora Adriana Maria dos Santos é uma das aplicadoras das provas e comenta que a participação dos alunos está sendo efetivamente boa. “É muito importante realizar a avaliação de sondagem, pois podemos acompanhar de perto o desenvolvimento dos educandos. A cada semestre percebemos que o nível dos alunos está aumentando e esse é o nosso prêmio enquanto educadoras. Vemos que o nosso trabalho está surtindo efeito”, completou Adriana.