29/julho/2016

Funcionários do ECECC fazem capacitação sobre drogas

Curso foi oferecido pela Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Prefeitura do Recife

Por Paula Passos
Durante esta quinta-feira (28), funcionários do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã fizeram um curso de preparação para prevenção do uso de drogas com a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife. O evento durou todo o dia e, ao final, a secretaria concedeu certificados aos participantes e um selo ao projeto, que atesta a capacitação do ECECC para reconhecer quando um jovem ou criança está em situação de vulnerabilidade.

A Secod trabalha com base em três eixos: prevenção, tratamento e cuidado e inserção produtiva e ressocialização. Para os funcionários do ECECC foi trabalhado o primeiro eixo, que tem o nome de FoCo (Formação comunitária). Nele são abordados os aspectos gerais das drogas, como evitá-las, como reduzir seus danos e de que maneira reconhecer o território onde a perigo se encontra e como entrar em contato com a rede que presta atendimento.

O eixo de prevenção é gerido por Carla Rodrigues, que conta com o apoio de Vera Nunes e José Amaro - equipe que ministrou a capacitação aos membros do Espaço. A técnica da secretaria, Hortência Leal, explicou qual o papel da Secod, através dessa capacitação: "ensinamos como esses professores devem agir, onde podem buscar ajuda, quais são as melhores estratégias de tratamento e como realizar essa intervenção. Ainda temos muito o que melhorar, porque só temos um ano e quatro meses de existência, mas estamos fazendo o que podemos aos poucos", ponderou.

Quem precisar de ajuda da Secretaria, basta ligar para o telefone (81) 9 9390.1679 ou se dirigir até a Rua do Brum, 93, no Bairro do Recife, que funciona das 8h às 18h.