16/julho/2016

Espaço Criança Cidadã recebe capacitação sobre violência escolar

Encontro reforçou a ideia de inserir a família no processo de mudança positiva da realidade da infância e juventude no país

Por Devanyse Mendes
Professores, funcionários e colaboradores do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã participaram de uma capacitação sobre análise do comportamento infantil e violência escolar. A conversa aconteceu na sede da Associação Beneficente Criança Cidadã, no bairro do Cordeiro, e foi comandada pelo jurista e presidente da ONG Ajuda-PE, Iuri Cordeiro.

Durante o encontro, Iuri Cordeiro reforçou a ideia que só se pode mudar a realidade da infância e juventude do país se a família também for trabalhada durante o processo. Entre as sugestões trazidas por Iuri para diminuir a violência nas escolas está a implantação da cultura de designar alunos que sejam mediadores de conflito, para que eles comecem a atuar como líderes positivos no ambiente educacional.

“Os educadores devem dar responsabilidade e dignidade aos alunos que são enxergados como crianças-problema. Isso vai fazer com que ele se sinta capaz de mudar. A família também deve ser estimulada a enxergar a evolução do indivíduo e contribuir para a elevação da autoestima dele”, explicou o jurista.

Para o gerente do ECECC, Gleikson Ferreira, foi importante discutir essa temática com os professores e demais profissionais do projeto. “A reunião foi muito proveitosa. Os profissionais tiraram dúvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e conheceram mais sobre os direitos e deveres na área da infância e juventude. Todos nós também recebemos dicas sobre como proceder em momentos de conflito em sala de aula com os alunos. Essa foi a primeira capacitação de muitas que estão por vir e foi um aprendizado enorme”, afirmou Gleikson.