Olimpíadas Criança Cidadã chegam ao fim com festa e premiação

Cerimônia de encerramento foi realizada na Secretaria de Educação, no Bairro da Várzea

20/06/2016 - Por Paula Passos

Depois de duas semanas de competições, as Olimpíadas Criança Cidadã 2016 chegam ao fim. O início da cerimônia contou com a apresentação dos alunos da Escola Estadual Frei Jaboatão CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo). Um repertório com direito a muito forró antes da formação da mesa, que contou a com participação de representantes das secretarias estaduais de Educação; Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social, além de Iuri Cordeiro (pres. da ONG Ajuda), do desembargador Nildo Nery, fundador e presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, e do juiz da vara da Infância e Juventude, Paulo Brandão.

Paulo Brandão se emocionou ao falar sobre o evento. "Foram as melhores Olimpíadas de todos os tempos. Aproveito pra comunicar que será lançado nessas escolas um portal de proteção à violência sexual, numa parceria entre as Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e da ONG Ajuda (Assistência Jurídica aos Direitos dos Adolescentes)", disse. O magistrado falou ainda sobre a importância da escola na concretização dos sonhos: "A escola deve ser tratada com um santuário, porque ela é meio de transformar sonhos em realidade".

Nildo Nery, fundador da ABCC, fez o pronunciamento final da mesa, antes da entrega dos troféus: "O que nós levamos da vida é o que fazemos ao próximo, principalmente, aos que mais precisam, porque é uma oportunidade de fazer cidadania", finalizou aplaudido de pé pelos presentes. Após as semanas de competições, o resultado final das escolas que mais pontuaram foi divulgado. O primeiro lugar geral ficou para a Escola Estadual Alberto Torres, de Tejipió, seguida pela vice-campeã Escola Estadual Monte Verde e pela Escola Estadual Fernando Mota.

Vinte escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife, integrantes do projeto Escola Legal, que presta assistência a jovens em situação de vulnerabilidade social, participaram das Olimpíadas. Entre as modalidades, estavam: vôlei, futsal, basquete, handebol, queimado, damas, xadrez e dominó - todas disputadas por alunos entre 14 e 17 anos.

• 23/03/2019
    1º Concerto Oficial da Temporada 2019 Local: Igreja Batista Emanuel - Rua Maria Carolina, 500, Boa Viagem