03/junho/2016

Cerimônia de abertura das Olimpíadas Criança Cidadã movimenta escolas da rede estadual

Competições começam na próxima segunda (06) e seguem até o dia 17

Paula Passos
Às 14h, integrantes do Grupo Girassol, da Escola Estadual Professora Suzel Galiza, de Limoeiro, fizeram uma apresentação musical para dar início à cerimônia de abertura das Olimpíadas Criança Cidadã 2016, no hall da Universo, bairro da Imbiribeira. Após repertório junino e desfile das 20 escolas estaduais, o narrador e apresentador Rodrigo Raposo chamou os integrantes da mesa de trabalhos, que fizeram as considerações iniciais da cerimônia.

Oito nomes compuseram a mesa: Diogo Ferreira, Diretor Geral da Universo Campus Recife; Ubirajara Tavares, diretor comercial da Universo Campus Recife e diretor de Esportes da ABCC; Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação; Fernando Dourado, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras drogas da Prefeitura do Recife; Dr. Paulo Brandão, Juiz da Vara da Infância e Juventude; Diego Pérez, secretário executivo de Esportes e Lazer de PE; Alice Chagas, gerente geral de assuntos estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de PE; Ricardo Rocha, presidente do Desporto Escolar de PE e Iuri Cordeiro, presidente da ONG Ajuda.

Antes das falas, um quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã tocou os hinos nacional e de Pernambuco. Após os discursos, Jorge Luna e Fernando Silva, atletas do vôlei da Universo, ex-alunos da Escola Estadual Fernando Mota, descobertos nas Olimpíadas do ano passado, fizeram o juramento do atleta. Por fim, Luís Silva, maior medalhista paraolímpicos do Estado, com sete medalhas na natação, nas Paraolimpíadas de Sidney, Atenas e Pequim, e Oséias Silva, aluno da ABCC, representante de PE no Brasileiro de Judô sub 13 em outubro, na Bahia, acederam a chama olímpica. O encerramento ficou por conta da Orquestra Criança Cidadã, que executou a clássica "Asa Branca".

OLIMPÍADA CRIANÇA CIDADÃ - As competições da Olimpíada começam na próxima segunda (06) e seguem até o dia 17 de junho, com a participação de 20 escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife, integrantes do projeto Escola Legal, que presta assistência a jovens em situação de vulnerabilidade social. Entre as modalidades, estão: vôlei, futsal, basquete, handebol, queimado, damas, xadrez e dominó - todas disputadas na quadra de esportes da Universo por cerca de 1200 alunos, entre 14 e 17 anos. A exceção fica para o dia 13/06, em que as competições do atletismo serão realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, na localidade de Setúbal.

Como novidade deste ano, as Olimpíadas Criança Cidadã trazem o futsal feminino, além da participação de 30 alunos com algum tipo de deficiência para os jogos de mesa. As OlimpíadasCriança Cidadã são uma parceria da Associação Beneficente Criança Cidadã com o Tribunal de Justiça de Pernambuco com apoio das Secretarias Estaduais de Educação; de Turismo, Esporte e Lazer; da Infância e da Juventude; da Federação de Desportos de PE, além das Forças Armadas do Brasil e da Universo.