12/abril/2016

Curta sobre Olimpíadas Criança Cidadã é concluído

Obra será inscrita no Festival de Cinema de Gramado

Felipe Bueno
A unidade do Coque da Orquestra Criança Cidadã recebeu, nesta segunda-feira (11), a reunião de conclusão do documentário "O esporte e a música como instrumento de transformação social", dirigido por Marcelo dos Santos. O curta-metragem retrata a realidade de crianças e adolescentes impactados pelo trabalho da Associação Beneficente Criança Cidadã. Além do próprio diretor, o encontro contou, entre outros representantes, com a presença do Des. Nildo Nery dos Santos (presidente da ABCC), Dr. Paulo Roberto de Souza Brandão (juiz da Vara da Infância e da Juventude do Recife e responsável pelas Olimpíadas Criança Cidadã) e o cantor Nando Cordel, que participou do filme.

O documentário explicita os trabalhos da Associação através da história de quatro jovens: Oséas Silva Ferreira, aluno do núcleo de judô da ABCC; Ana Carolina, que toca violoncelo na Orquestra; Alison Santiago, violinista; e Sabrina Albert, também do núcleo de judô. Todos eles têm uma história de superação, saindo de uma situação de vulnerabilidade para concretizar conquistas antes impensadas - desde a vitória em campeonatos regionais até concertos com a presença do Papa Francisco.

A inclusão de todas essas histórias em um só filme conta com a ajuda do cantor Nando Cordel, que, entre um relato e outro, narra e canta. Ele, porém, nega o protagonismo, deixando para os jovens o papel principal em 'Esporte e Música como Instrumento de Transformação: “Eu não fiz nada, só dei uma pitadinha assim, uns toques ali… Eu sou difícil de me emocionar, mas fiquei arrepiado. Já fiz muito trabalho pelo interior, mas a transformação desses jovens é muito gratificante."

A obra foi finalizada em duas versões: uma priorizando a história das crianças (que será inscrita no 44º Festival de Cinema de Gramado) e outra contando, em sua maior parte, com depoimentos de responsáveis pela Associação, pela Orquestra e pelas Olimpíadas Criança Cidadã.

Nossos Projetos

Parceiros