NOTÍCIAS

12/abril/2016

Curta sobre Olimpíadas Criança Cidadã é concluído

Obra será inscrita no Festival de Cinema de Gramado

Felipe Bueno
A unidade do Coque da Orquestra Criança Cidadã recebeu, nesta segunda-feira (11), a reunião de conclusão do documentário "O esporte e a música como instrumento de transformação social", dirigido por Marcelo dos Santos. O curta-metragem retrata a realidade de crianças e adolescentes impactados pelo trabalho da Associação Beneficente Criança Cidadã. Além do próprio diretor, o encontro contou, entre outros representantes, com a presença do Des. Nildo Nery dos Santos (presidente da ABCC), Dr. Paulo Roberto de Souza Brandão (juiz da Vara da Infância e da Juventude do Recife e responsável pelas Olimpíadas Criança Cidadã) e o cantor Nando Cordel, que participou do filme.

O documentário explicita os trabalhos da Associação através da história de quatro jovens: Oséas Silva Ferreira, aluno do núcleo de judô da ABCC; Ana Carolina, que toca violoncelo na Orquestra; Alison Santiago, violinista; e Sabrina Albert, também do núcleo de judô. Todos eles têm uma história de superação, saindo de uma situação de vulnerabilidade para concretizar conquistas antes impensadas - desde a vitória em campeonatos regionais até concertos com a presença do Papa Francisco.

A inclusão de todas essas histórias em um só filme conta com a ajuda do cantor Nando Cordel, que, entre um relato e outro, narra e canta. Ele, porém, nega o protagonismo, deixando para os jovens o papel principal em 'Esporte e Música como Instrumento de Transformação: “Eu não fiz nada, só dei uma pitadinha assim, uns toques ali… Eu sou difícil de me emocionar, mas fiquei arrepiado. Já fiz muito trabalho pelo interior, mas a transformação desses jovens é muito gratificante."

A obra foi finalizada em duas versões: uma priorizando a história das crianças (que será inscrita no 44º Festival de Cinema de Gramado) e outra contando, em sua maior parte, com depoimentos de responsáveis pela Associação, pela Orquestra e pelas Olimpíadas Criança Cidadã.

Veja mais notícias

Nossos Projetos

Parceiros

AiesecCaixa Econômica FederalGoverno FederalTribunal de Justiça de PernambucoSesiDefensoria Pública de PernambucoUniversidade Federal de PernambucoUniversidade Federal Rural de PernambucoUninassauInstituto Marista de Solidariedade

SIGA-NOS

NEWSLETTER