NOTÍCIAS

31/março/2016

Judocas representam a ABCC em competição regional

Os alunos estarão entre os atletas da delegação pernambucana de judô

Felipe Bueno e Tamíz Freitas
Uma mistura de ansiedade e orgulho. É o que os selecionados da turma de judô do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô estão sentindo. O Ginásio Nélio Dias, em Natal, sediará o evento, que vai da próxima sexta-feira (1º) até o domingo (03) e conta com atletas de cinco Estados do Nordeste (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte).

A viagem para a capital potiguar será nesta sexta, e entre os 100 atletas pernambucanos estão: Rogério Henrique, 12; Oséias Silva, 12; Sabrina Albert, 13; e Gabriel Luiz, 14. Eles frequentam diariamente o ECECC, um projeto social da ABCC localizado no Cordeiro e que atualmente atende cerca de 150 crianças e adolescentes.

Apesar de ser a única menina entre os selecionados, Sabrina - campeã pernambucana em 2015 – diz não tomar conhecimento do peso sobre as suas costas e se mantém tranquila. O também campeão estadual Oséias viaja para o Regional pela segunda vez e reconhece que amadureceu do ano passado para cá. “Aprendi a me dedicar mais e, quando chegar ao tatame, levantar a cabeça e lembrar de tudo o que o professor ensinou”, disse.

Mesmo sendo um esporte de combate, nenhum dos atletas mirins pratica a arte marcial pensando em violência. Gabriel falou exatamente o contrário: “Depois que comecei a treinar, fiquei muito mais calmo, mais concentrado. Hoje eu penso muito melhor antes de fazer qualquer besteira.” O professor Anderson Felipe destacou o poder do esporte na socialização das crianças e enfatizou a importância do respeito para o esporte: “além de canalizar as energias, a gente busca educar e acompanhar a vida deles mais de perto”.

Veja mais notícias