16/novembro/2015

Judocas mirins do Espaço Criança Cidadã no pódio do Campeonato Pernambucano de Judô

De sete atletas, seis conquistaram medalhas, sendo quatro de ouro

Camilla Figueiredo
O time de judocas do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã ocupou, mais uma vez, o pódio do Campeonato Pernambucano de Judô, realizado no último sábado (14), na Secretaria de Educação do Estado, bairro da Várzea. Dos setes atletas mirins participantes, seis ficaram entre os três primeiros colocados das categorias SUB11 e SUB13, tendo as quatro meninas conquistado a medalha de ouro.

“Treinamos bastante para essa competição. Tivemos a Copa Igarassu, no mês passado, como preparação, e o resultado deu certo. Agora é pensar no próximo ano, quando temos uma seletiva regional para o campeonato brasileiro”, avaliou o professor de judô do Espaço, Anderson Pereira.

No total, cerca de 400 judocas de todas as idades e de todo o Estado, inclusive alguns com necessidades especiais, participaram do evento esportivo. De acordo com Jaciano Delmiro, presidente da Federação Pernambucana de Judô, os melhores atletas de Pernambuco estavam presentes. “É a competição mais importante do Estado. Temos 80 academias representadas aqui hoje, sendo 40 da Região Metropolitana do Recife e 40 do interior, mais ou menos. Tem gente de Petrolina, Garanhuns, Belo Jardim e por aí vai”, explicou.

Entre os destaques do dia, estavam a campeã panamericana SUB13 Ana Lívia e Leonardo Augustino, campeão SUB15 brasileiro, sul-americano e vice-panamericano. Apesar da concorrência com atletas mais experientes, Rayane Cordeiro, 10, não se intimidou. “Eu me esforço muito nos treinos, mas não é pensando em ganhar, gosto mesmo é de praticar judô”, afirmou a menina, que conquistou o quarto ouro de sua curta trajetória no esporte.

O incentivo para os meninos e meninas do Espaço continuarem lutando vem também dos pais. O padeiro Alexandre Ferreira, 37, é pai do judoca mirim Oséias, que ficou com o bronze da sua categoria. “Sempre que possível, eu estou apoiando, sei que é importante para ele”, comentou. A prática do esporte traz, entre outros benefícios, a mudança de comportamento, garante a coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício. “A disciplina necessária para que eles evoluam no judô faz com que eles se tornem mais concentrados e responsáveis, é ótimo”, disse.

Confira a colocação dos atletas do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã no Campeonato Pernambucano de Judô:

Sabrina Ferreira Albert – 1º lugar
Oséias Silva F. de Oliveira – 3º lugar