23/outubro/2015

Projetos pedagógicos integram alunos do Espaço Criança Cidadã

As ações “O prazer de ler” e “Prevenção de acidentes na infância” serão desenvolvidas com 98 alunos do programa

Por Devanyse Mendes
Pensando no desenvolvimento cognitivo das crianças através da ludicidade, as educadoras do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã começaram a desenvolver duas ações pedagógicas que estão movimentando o projeto social. Na última quarta-feira (21), foram lançados os projetos “O prazer de ler” e “Prevenção de acidentes na infância”. A iniciativa integra 98 alunos e propõe debates e exercícios teóricos e práticos que vão culminar em uma feira de conhecimentos, a ser realizada no dia 30 de outubro.

As ações são desenvolvidas pelas professoras do Espaço Criança Cidadã Adriana dos Santos e Lucilene Silva, sob a coordenação da pedagoga Mariza Fabrício. O projeto “O prazer de ler” trabalha diferentes gêneros textuais com alunos, mostrando que ler, escrever e interpretar textos são exercícios prazerosos, dinâmicos e informativos. Já a atividade “Prevenção de acidentes na infância” apresenta um panorama sobre os principais acidentes sofridos pelas crianças, trazendo dicas de como evitá-los.

“Utilizamos os projetos pedagógicos para promover a troca de conhecimento e desenvolver o pensamento crítico dos nossos meninos e meninas. Eles gostam muito das atividades de leitura, por isso buscamos fortalecer isso na sala de aula, incentivando a produção textual e a análise de textos verbais e não verbais”, disse a professora do projeto “O prazer de ler”, Adriana dos Santos.

Segundo Lucilene, o fato de os alunos morarem em uma comunidade carente faz com que muitos perigos rodeiem as crianças. “Receber essas dicas é algo muito importante para que eles possam se proteger e ter uma vida mais saudável”, apontou a educadora.

O encerramento dos projetos pedagógicos contará com apresentações de teatro, dança e roda de contação de histórias.