16/outubro/2015

Olimpíadas Criança Cidadã chegam a alunos de escolas públicas

Ação social movimentará 1.400 estudantes em onze diferentes modalidades esportivas

Por Assessoria de Comunicação
Uma iniciativa multi-institucional vai engajar cerca de 1.400 alunos da rede pública de ensino pernambucana em competições esportivas dos dias 19 a 30 de outubro. A Olimpíada Criança Cidadã, uma ação social fruto de parceria entre a Associação Criança Cidadã, as Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social Criança e Juventude e de Turismo do Estado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, tem o objetivo de ressocializar crianças e adolescentes que vivem em situação de alto risco social através do esporte.

Para marcar o início da competição, haverá uma solenidade de lançamento no próximo dia 19 de outubro (segunda-feira), às 9h, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A cerimônia seguirá protocolos olímpicos como o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira.

Todos os participantes das Olimpíadas Criança Cidadã são alunos de 20 escolas públicas da Região Metropolitana do Recife que fazem parte do programa Escola Legal, promovido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Vara da Infância e Juventude. As instituições de ensino foram selecionadas por estarem localizadas em regiões de vulnerabilidade e violência. Haverá disputas em onze modalidades: futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, queimado, xadrez, dominó, damas e judô.

O projeto está fundamentado em estudos sobre a violência em escolas públicas e revela o potencial das práticas esportivas como ferramenta pedagógica para enfrentamento do problema. A iniciativa também visa a promover a cultura da educação em direitos humanos entre os participantes.

O evento de premiação será realizado no dia 30 de outubro, às 9h, na Quadra da Secretaria de Educação do Estado, no Bairro da Várzea. Na ocasião, todos os 1.400 adolescentes e crianças receberão medalhas de participação. Aqueles que se destacarem e vencerem as competições em modalidades individuais ou coletivas receberão medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação nos jogos.

As Olimpíadas Criança Cidadã têm o apoio da Universo, do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas, da Polícia Militar, da Federação de Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), do Transporte Transcol Urbano e do Clube Náutico.

Escolas participantes:

Regional Metro Sul