04/setembro/2015

Espaço Criança Cidadã celebra a Independência do Brasil

Alunos realizaram apresentações de canto, violino e violoncelo

Por Devanyse Mendes
Às vésperas da comemoração do Dia 7 de Setembro, o espírito patriótico tomou conta dos alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. Na última quinta-feira (3), os pequenos do projeto gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) participaram de um momento musical alusivo à Independência do Brasil. O evento contou com apresentações do coro infantil e dos alunos de instrumentos de corda.

Beneficiários dos turnos da manhã e da tarde participaram das atividades. Sob a regência do professor voluntário Heleno Inácio dos Santos, 25 crianças cantaram o “Hino da Independência”, de autoria de Evaristo da Veiga; o “Hino à Bandeira”, composto por Olavo Bilac; o “Hino de Pernambuco”, escrito por Oscar Brandão da Rocha; e o “Hino Nacional”, idealizado por Joaquim Osório Duque Estrada. As músicas tiveram o acompanhamento do monitor de violino do projeto, Júlio Carlos Rocha, e da professora de teoria musical e violino Carmem Lúcia Fontes.

O professor Heleno trabalha as técnicas de teoria musical e solfejo com os alunos do Espaço Criança Cidadã. Durante duas semanas, ele coordenou os ensaios para a apresentação do coro infantil. “É muito importante os meninos cantarem para os colegas, pois dessa forma vão perdendo a inibição perante o público. Essa atividade também faz com que as crianças conheçam os principais hinos do país e do estado em que vivem”, explicou o professor.

Os alunos dos instrumentos violino e violoncelo também participaram das apresentações musicais, tocando os volumes iniciais do Método Suzuki; o “Minueto nº 2”, do compositor alemão Sebastian Bach; além da peça “No meu pé de serra”, de Luiz Gonzaga. A coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício, comentou que é muito importante despertar o patriotismo das crianças e relembrar as tradições nacionais, mesmo com tantos problemas na política brasileira.

A menina Julia Franciele Castro, 7 anos, disse que nunca havia visto de perto um desfile do Dia 7 de Setembro. Ela participou da apresentação musical do coro infantil e ajudou a pintar as bandeiras do Brasil, usadas para decorar o evento. “Eu gostei muito de participar das atividades. O que eu achei mais legal foi aprender os hinos”, disse Julia.