21/julho/2015

Atividades da Colônia de Férias movimentam Espaço Criança Cidadã

Brincadeiras, sessão de cinema, passeios e curso de inglês são algumas das ações promovidas pela ABCC

Por Devanyse Mendes
Muita diversão e aprendizado para preencher os horários dos beneficiários do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. A Colônia de Férias é um evento que acontece semestralmente e atende a cerca de 90 alunos, nos períodos da manhã e da tarde. Durante o mês de julho, crianças e adolescentes do projeto podem fazer cursos de idiomas, participar de sessões de cinema, jogos, gincanas, passeios e atividades lúdicas.

As atividades da Colônia de Férias são promovidas pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) - ONG gerente do Espaço Cultural e Esportivo. Para desenvolver um número maior de ações sem perder a qualidade técnica, a ABCC recebe algumas instituições parceiras. Entre elas, está a Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec).

Para a coordenadora pedagógica do projeto, Mariza Fabrício, a participação do público externo nas atividades da colônia garante o intercâmbio cultural e o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Espaço. “As ações desenvolvidas no mês de julho também têm os objetivos de estreitar as relações, promover a solidariedade e manter a motivação dos alunos para os estudos, mesmo no período de férias escolares”, explicou Mariza.

O Espaço Criança Cidadã recebeu intercambistas de países da Europa e da América Latina, oriundos do México, Colômbia, França, Itália e Sérvia. Laura Andrade, 25 anos, cursa licenciatura. A jovem colombiana já participa de projetos sociais que atendem a famílias carentes no seu país e está dando aulas de inglês para os alunos da ABCC. “Apesar de conviver com pessoas carentes, a experiência com as crianças brasileiras é única. Gostei muito da ABCC, é uma instituição bem estruturada e os alunos têm muita vontade de aprender”, contou Laura.

Na Colônia de Férias, o projeto também promove o Cine Criança Cidadã, com exibição de filmes educativos duas vezes por semana. A aluna Rafaela de Cássia da Silva, 16 anos, participa assiduamente das atividades. “O que eu mais gosto na Colônia de Férias são as sessões de cinema. As professoras Luciana e Adriana sempre fazem debates com os alunos depois de cada filme. A gente aprende sobre bullying, direitos humanos, cidadania e respeito ao próximo”, disse Rafaela.

As atividades da Colônia seguem até o dia 30 de julho no Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. Entre outras ações previstas, estão um concurso de melhor pintura em papel e um passeio à Casa da Cultura do Recife e à Oficina Brennand, onde estão expostas as esculturas do artista Francisco Brennand.