NOTÍCIAS

29/maio/2015

Alunos da Criança Cidadã dão show de cidadania e meio ambiente

Cerca de 80 crianças participaram de projeto pedagógico que teve a duração de dois meses

Por Devanyse Mendes
Trazer, ao cotidiano escolar, noções de cidadania foi o objetivo principal do projeto pedagógico “Direitos e Deveres e Sustentabilidade”, realizado pelos alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. Foram dois meses de desenvolvimento de atividades em sala de aula. A culminância da ação aconteceu na última quinta-feira (28 de maio) e contou com a presença de pais e responsáveis.

Cerca de 80 crianças participaram da confecção de textos, cartazes e montagens de teatro e dança sobre a temática escolhida. A ideia de executar o projeto foi da coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício, com a participação das professoras Adriana Maria da Silva e Lucilene Silva. Nas aulas sobre Direitos e Deveres, Adriana focou em questões sobre cidadania, fome no mundo, violência e história do voto. Já os alunos de Lucilene discutiram sobre sustentabilidade e aprenderam os conceitos de meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, como prevenir a dengue e os impactos ambientais causados pela agressão à natureza.

Os adolescentes apresentaram uma peça de teatro intitulada “O voto ontem e hoje”, que narrou o processo eleitoral nas primeiras décadas da sua criação e a evolução até os dias atuais. A montagem foi elaborada por alunos com idades entre 10 e 14 anos. Para a professora Adriana, o intuito de integrar os beneficiários em torno de uma atividade e fazê-los vivenciar os temas abordados foi alcançado com êxito.

Cumprir os deveres de cidadão foi a lição que Ingrid Augusto, de 12 anos, aprendeu nas aulas do projeto. “As crianças têm o direito de estudar, mas também têm o dever de respeitar os professores. Se nós seguirmos esses ensinamentos, vamos estudar melhor na escola, ser adultos responsáveis e, quem sabe, poder ser um juiz, ou ter outra profissão legal”, explicou a menina.

Lucilene trabalhou com crianças menores, de faixa etária entre 6 e 10 anos. Os pequenos apresentaram duas coreografias com as músicas “Herdeiros do Futuro”, de Toquinho; e “Filhos da Mãe Natureza”, composta por autor desconhecido. “Nossas crianças já possuem a consciência de não jogar lixo na rua para preservar o meio ambiente. Com as aulas do projeto pedagógico, eles puderam aprofundar os seus conhecimentos, além de replicar o que aprenderam com os familiares em casa”, contou Lucilene.

A aluna Ângela Moura, de 8 anos, ensaiou as coreografias e realizou pesquisas sobre sustentabilidade. “Quando alguém joga lixo no lugar errado, eu acho muito ruim e digo que isso faz mal para a natureza. A melhor coisa que aprendi com o projeto foi que criança também preserva”, concluiu a menina.

Veja mais notícias