NOTÍCIAS

15/abril/2015

Higiene bucal é tema de palestra no Espaço Criança Cidadã

Alunos também participaram de uma avaliação clínica com uma dentista

Por Devanyse Mendes
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), promoveu, nesta quarta-feira(14), uma palestra sobre os cuidados com a saúde bucal. A ação foi realizada na Sede da ABCC, localizada no bairro do Cordeiro, e contou com a presença de 70 crianças e adolescentes do projeto Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã.

Integrantes do Banco de Alimentos e do Odonto Social - projetos desenvolvidos pelo Sesc - coordenaram as atividades e ensinaram técnicas para ter dentes e gengivas saudáveis. A iniciativa foi dividida em dois momentos: a palestra sobre higiene bucal e a avaliação clínica com uma profissional da área odontológica.

A discussão foi ministrada pela técnica de saúde bucal do projeto Odonto Social Jamille Sena. Ela ensinou alunos a prevenir o aparecimento da cárie, deu instruções sobre tipos de escovas e como fazer uma boa limpeza dentária. "As crianças foram super participativas e mostraram que já tinham familiaridade com a escova e o creme dental. Eles tiraram dúvidas e prometeram replicar o conhecimento em casa", disse a técnica.

A dentista Mírian Tereza Ferraz é coordenadora do projeto Odonto Social e fez o atendimento aos alunos do Espaço Criança Cidadã. "Nessa primeira avaliação, nós verificamos se há existência de cáries, necessidade de restauração dentária ou manchas que podem ser prejudiciais à saúde", esclareceu Mírian. Após esse primeiro encontro, as crianças que apresentam casos de maior gravidade são encaminhadas para realizar o tratamento intensivo na Clínica Odontológica Sesc-PE.

A aluna Evelyn Jennifer, de 10 anos, participou da palestra e superou o medo do dentista. "Eu aprendi que se deve escovar os dentes depois de cada refeição e também passar o fio dental para não juntar bichinhos que podem dar cárie", contou a menina. No dia 28 de abril, 37 alunos do Espaço Criança Cidadã receberão atendimento gratuito na Clínica do Sesc.

Veja mais notícias