10/fevereiro/2015

Projeto comemora folia momesca

Evento também marcou o encerramento das atividades da organização internacional Aiesec no Espaço Criança Cidadã

Por Devanyse Mendes
Confetes, fantasias e muito frevo no pé: esses foram os componentes principais da festa de carnaval do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). O evento foi realizado nesta terça-feira (10), na sede do Espaço, localizado no bairro do Cordeiro. A comemoração também marcou a despedida dos intercambistas da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec), que promoveram, durante o mês de janeiro, várias atividades junto às crianças atendidas pela ONG.

Como forma de agradecimento pelo trabalho dos alunos estrangeiros, a ABCC concedeu, a cada intercambista, o diploma Amigos da ABCC. O reconhecimento é ofertado aos parceiros que contribuem para o desenvolvimento social dos projetos da organização.

A representante da Aiesec no Recife, Priscilla Bello, acompanhou a comemoração carnavalesca e agradeceu a acolhida da instituição. “Esse é o segundo ano de atividades com os alunos da ABCC. Conseguimos viabilizar mais ações sociais do que no ano anterior. Tenho certeza de que as crianças aprenderam conosco, e o Espaço Criança Cidadã também mudou a vida dos nosso intercambistas”, comentou Priscilla.

Meninos e meninas do Espaço capricharam nas fantasias e nos adereços para participar do concurso de rei e rainha, príncipe e princesa do carnaval. Os melhores passistas de frevo e as crianças mais animadas da festa também foram premiadas com bonecas, estojos escolares, bolas de futebol, entre outros brindes.

Rogério Lins, 10 anos, é aluno do Espaço e adora carnaval. O menino participa do coletivo de maracatu Porto Rico, que se apresenta na cena cultural recifense. “Eu conheci o frevo e o maracatu através da minha avó, que também faz parte do grupo. Gosto muito das brincadeiras e das músicas de carnaval”, revelou.

A festa foi embalada pela energia da Orquestra Frevart, projeto social que atende a adolescentes e jovens do bairro de Santo Amaro, no Recife. A ABCC é parceira do Frevart desde 2005, contribuindo com a doação de instrumentos de sopro, material didático, administrativo e uma quantia mensal para a manutenção do projeto.