02/dezembro/2014

Campeonato Criança Cidadã chega ao final

Torneio de futebol entre alunos de escolas públicas foi fruto de parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nathallia Fonseca
niciado em setembro com jogos semanais realizados todas as sextas-feiras entre alunos de escolas públicas da Zona Metropolitana, o Campeonato Criança Cidadã, fruto de uma parceria entre a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, teve a sua final realizada na manhã da última sexta-feira (28), no Clube Náutico Capibaribe.

Para Diego Fellipe, auxiliar da coordenação esportiva do evento, o destaque do campeonato esteve no engajamento e na dedicação dos jovens competidores. “A satisfação dos meninos em estar jogando num campo profissional é enorme. A maioria está fazendo isso pela primeira vez, e eles querem fazer bonito”, conta Diego, que ainda destaca a competitividade sadia dos adolescentes. “Nós não tivemos nenhum problema durante todo o torneio. Eles levaram muito a sério e jogaram com bastante fairplay”, completa o rapaz, utilizando o termo que, no universo esportivo, significa “jogo limpo”.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude da capital, Paulo Brandão, reforçou que a importância do campeonato está, sobretudo, no fator social. “O importante é que sirva de confraternização e como um elo de fraternidade entre esses jovens. O esporte é fundamental no combate à violência e ainda é o melhor caminho na quebra de paradigmas”, afirma Brandão. O desembargador Nildo Nery, presidente da ABCC e idealizador do projeto, também lembrou que o esporte é “um dos melhores caminhos para formar cidadãos”.

A taça Eduardo Campos foi entregue à escola Francisco de Paula. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as escolas Maestro Nelson Ferreira e Nova Cruz. Esta última também foi vencedora na categoria “Fairplay”, que premiou o time detentor do menor número de penalidades.

Nossos Projetos

Parceiros