NOTÍCIAS

02/dezembro/2014

Campeonato Criança Cidadã chega ao final

Torneio de futebol entre alunos de escolas públicas foi fruto de parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nathallia Fonseca
niciado em setembro com jogos semanais realizados todas as sextas-feiras entre alunos de escolas públicas da Zona Metropolitana, o Campeonato Criança Cidadã, fruto de uma parceria entre a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, teve a sua final realizada na manhã da última sexta-feira (28), no Clube Náutico Capibaribe.

Para Diego Fellipe, auxiliar da coordenação esportiva do evento, o destaque do campeonato esteve no engajamento e na dedicação dos jovens competidores. “A satisfação dos meninos em estar jogando num campo profissional é enorme. A maioria está fazendo isso pela primeira vez, e eles querem fazer bonito”, conta Diego, que ainda destaca a competitividade sadia dos adolescentes. “Nós não tivemos nenhum problema durante todo o torneio. Eles levaram muito a sério e jogaram com bastante fairplay”, completa o rapaz, utilizando o termo que, no universo esportivo, significa “jogo limpo”.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude da capital, Paulo Brandão, reforçou que a importância do campeonato está, sobretudo, no fator social. “O importante é que sirva de confraternização e como um elo de fraternidade entre esses jovens. O esporte é fundamental no combate à violência e ainda é o melhor caminho na quebra de paradigmas”, afirma Brandão. O desembargador Nildo Nery, presidente da ABCC e idealizador do projeto, também lembrou que o esporte é “um dos melhores caminhos para formar cidadãos”.

A taça Eduardo Campos foi entregue à escola Francisco de Paula. O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as escolas Maestro Nelson Ferreira e Nova Cruz. Esta última também foi vencedora na categoria “Fairplay”, que premiou o time detentor do menor número de penalidades.

Veja mais notícias

Nossos Projetos

Parceiros

UninassauAiesecUniversidade Federal Rural de PernambucoSesiTribunal de Justiça de PernambucoDefensoria Pública de PernambucoInstituto Marista de SolidariedadeGoverno FederalUniversidade Federal de PernambucoCaixa Econômica Federal

SIGA-NOS

NEWSLETTER