27/novembro/2014

Jovens músicos da ABCC realizam concerto aberto aos pais

Apresentação, em homenagem ao dia da música, aconteceu no Espaço Criança Cidadã, no Cordeiro

Nathallia Fonseca
Na manhã da última quarta-feira (26), pais e amigos da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) foram convidados a assistir pessoalmente a evolução dos pequenos do Núcleo de Música do projeto. O concerto, em homenagem ao dia da música, comemorado no último sábado (22), contou com apresentações dos alunos e alunas no coral, acompanhados por violinos e violoncelos.

Para Bianca de Cássia, monitora do Núcleo e violoncelista da Orquestra Criança Cidadã, as apresentações são fundamentais para desenvolver a segurança e desinibir os pequenos. “Se apresentar para os pais e para a família facilita a adaptação dos alunos. Eles vão entendendo e se acostumando com o público, para estarem mais à vontade quando estiverem diante de um auditório, por exemplo”, explicou a musicista. “As canções apresentadas hoje são do primeiro livro de Suzuki (Shinichi Suzuki, autor do método de ensino utilizado na Criança Cidadã). São bem básicas, mas eles estão bem seguros e confiantes”, completou.

Thauany Correa, que compõe o Núcleo de Música desde o seu surgimento, em 2012, concordou que o público é importante para ajudar a vencer a timidez. "Quando nossos pais estão assistindo, a gente quer tocar tudo certinho, fazer tudo direito, mesmo que fique com vergonha", brincou a menina. "Eu sinto que melhorei desde a última apresentação que fizemos, no Natal passado, pra hoje. Da primeira vez, eu estava nervosa; hoje, estou mais tranquila", concluiu a aluna, que se apresentou, pela primeira vez, com o violino.

Após as apresentações, as crianças ainda ouviram palavras de reconhecimento e incentivo dos membros da diretoria e das professoras da Associação.