07/outubro/2014

ABCC promove ação de reciclagem com alunos

A Associação propôs uma gincana de arrecadação de garrafas PET para a construção de uma horta vertical

Por Devanyse Mendes
Os alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã participaram de uma mobilização em prol da sustentabilidade e da preservação da natureza. A Associação Beneficente Criança Cidadã realizou a Gincana do PET, com o objetivo de arrecadar garrafas PET para a construção de uma horta vertical no projeto. O evento foi realizado de 29 de setembro a 3 de outubro, na sede do Espaço. A turma que arrecadou mais material foi premiada com um dia de diversão no Parque Dona Lindu.

Foram mais de mil garrafas arrecadadas. A ação mobilizou as turmas da manhã e da tarde, além de pais e moradores das Vilas Nossa Senhora de Fátima e São Francisco. “No começo, pensamos que seria difícil conseguir as garrafas, pois muitos moradores das redondezas trabalham com reciclagem e vendem esse material. No entanto, muitas pessoas ajudaram os meninos quando souberam da construção da horta”, conta a coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício.

O aluno Lucas André Rufino, de 11 anos, foi um dos participantes que mais trouxe garrafas — 70, no total. “Eu trabalhei sozinho e, em dois dias, enchi quatro sacolas. Eu ganhei a gincana e vou ajudar na construção da horta”, explica. Já Sabrina Ferreira, também de 11 anos, contou com a ajuda da mãe, que trabalha com reciclagem, para conseguir o material. “Nós conseguimos 100 garrafas de refrigerante. Eu achei muito importante essa gincana, porque ajuda a cuidar do meio ambiente”, opina.

A horta será inaugurada no final de outubro e contará com verduras folhosas, como a alface e o coentro. Toda a produção será utilizada na alimentação das crianças do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã.