NOTÍCIAS

12/agosto/2014

Intercâmbio com projeto social carioca motiva área de judô no Espaço

O professor Anderson Felipe conheceu a estrutura do Centro de Treinamento de Lutas Olímpicas e discutiu alternativas para manutenção de projetos esportivos

Por Devanyse Mendes
O professor de Judô do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, Anderson Felipe Pereira, viajou ao Rio de Janeiro para conhecer a estrutura do Centro de Treinamento de Lutas Olímpicas Pedro Rizzo, no município de Belfort Roxo. A viagem teve como objetivo a troca de experiências sobre o atendimento de crianças e adolescentes carentes e as formas de captação de recursos para manutenção de projetos esportivos. O intercâmbio aconteceu no período de 3 a 9 de agosto.

O convite para conhecer o programa social de Belfort Roxo foi feito pelo técnico da Federação de Judô do Rio de Janeiro, Cláudio Leonardo Abreu. “Eu conheci o professor Cláudio em uma das edições do campeonato brasileiro. Nós trocamos ideias sobre o ensino do esporte e fui convidado para conhecer a ação social pessoalmente”, contou Anderson Felipe.
Segundo o professor de judô do Espaço, conhecer o projeto carioca esclareceu muitas dúvidas e lhe apresentou uma vertente nova — o investimento cultural no esporte. “Eles atuam com empresas parceiras, divulgam a marca dos patrocinadores nos campeonatos e têm parcerias com a prefeitura e secretarias municipais. A organização estrutural que eles têm serve de inspiração para qualquer projeto social na área de esporte”, disse Anderson.

Para o professor de judô do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, há condições reais de implantar o modelo de Belfort Roxo no projeto social. “Depois de ter contato com o Centro de Treinamento de Lutas Olímpicas Pedro Rizzo, eu volto para o Espaço com o sentimento de querer colocar em prática tudo o que aprendi”, completou.

Conheça o Centro de Treinamento de Lutas Olímpicas Pedro Rizzo

O Centro trabalha as artes marciais como ferramenta importante para a prevenção e resgate social de crianças e adolescentes do município de Belfort Roxo e comunidades circunvizinhas. O projeto também é destinado a alunos da rede pública de ensino e demais interessados, além de oferecer treinamento para profissionais e amadores. Entre as modalidades oferecidas no centro de treinamento, estão: judô, boxe, jiu-jítsu, capoeira, kickboxing, muai-thai, taekwondo esportes de contato como o MMA e o submission. O local conta com um octógono, um tatame de 122 m² e equipamento para treinamento.

O Centro de Treinamento de Lutas Olímpicas foi apadrinhado por Pedro Rizzo, treinador do lutador Anderson Silva. Além dele, o espaço tem como professores o primeiro brasileiro campeão mundial de kickboxing, Washingthai; o lutador Márcio Pedra, participante da última edição do TUF (The Ultimate Fighter Brasil), na Rede Globo, além de atletas como Ademir Karatê, Gleidson Poney, Cláudio Leonardo, João Alves, Toni Santana, Edson Ribeiro, Mestre Pirrita, Johnny Eduardo e Alan Simões. Todos são treinadores federados e qualificados para ensinar as práticas das lutas marciais.

Veja mais notícias