22/julho/2014

ABCC agora faz parte de plataforma de voluntários

Associação se cadastrou no Transforma Recife, projeto da Prefeitura que une rede de voluntariado a ONGs

Por Devanyse Mendes
Voluntários de diferentes áreas que desejem contribuir com os projetos da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) agora têm um caminho certo para conhecer e atuar na ONG pernambucana, que já acumula mais de 14 anos em ações sociais. É só se cadastrar na plataforma Transforma Recife (www.transformarecife.com.br), novo projeto da Prefeitura da Cidade que visa à junção de entidades sem fins lucrativos e pessoas que desejam ingressar em atividades de voluntariado.

A ABCC participou do lançamento do Transforma Recife na última sexta-feira (18), na Sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na Ilha Joana Bezerra. O presidente da ABCC, Nildo Nery dos Santos, esteve presente no evento. O desembargador cadastrou a instituição e conheceu a rede de voluntariado. “Essa é uma oportunidade de ampliar as ações da ABCC, através da atuação de pessoas que querem fazer o bem, sem receber nada em troca”, afirmou o magistrado.

A plataforma online funciona como uma rede social. O site, que já está no ar, vai cruzar os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado, viabilizando uma corrente e contribuindo com o trabalho social no Recife.

A representante do Transforma Recife, Tânia Santana, contou que essa iniciativa pretende despertar, nos cidadãos, a importância do engajamento social. “Há muitas pessoas que querem ajudar, mas não sabem como. A falta de comunicação atrapalha o voluntariado. A plataforma vai aproximar a população das instituições”, explicou Tânia.

O cadastramento no site já pode ser feito. O primeiro cruzamento de dados ocorrerá no dia 28 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial do Voluntariado. Na ocasião, será disponibilizado um diagnóstico de oferta de pessoas e vagas disponíveis nas instituições.