13/abril/2010

"Anjos da Guarda" são homenageados pela ABCC

A cerimônia contou ainda com um concerto especial da Orquestra dos Meninos do Coque, em comemoração dos 10 anos do Programa Criança Cidadã.

Pela Assessoria de Imprensa
A noite da última segunda-feira, 12/04, no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco foi inesquecível. Na cerimônia, estavam reunidos idealizadores, organizadores e colaboradores do Programa Criança Cidadã, da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). O motivo era comemorar os 10º Aniversário do Programa Criança Cidadã e entregar o Troféu Anjo da Guarda a quem tanto incentivou a organização com seus projetos ao longo da última década.

A cerimônia foi aberta às 20 horas pelo Presidente da ABCC, Nildo Nery dos Santos. Em discurso, o desembargador manifestou a gratidão para com todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para o sucesso das práticas sociais desenvolvidas pela Associação. "Agradecemos à significativa parcela da sociedade pernambucana que, por muitas vias, esteve presente como parceiros na construção de um caminho transformador em favor do resgate daqueles que anseiam pela implantação de políticas sociais que garantam seus direitos à vida, saúde e etc.", disse.

Em seguida, a cerimônia prosseguiu com a entrega do Prêmio Anjo da Guarda, aos doze "anjos" que tanto fizeram pelas crianças assistidas pela ABCC. O arcebispo Dom Fernando Saburido, um dos homenageados, admite ser um grande admirador do trabalho social da instituição. "Estou muito honrado em receber este troféu representando a Arquidiocese. O nosso desejo é sempre apoiar ações que se preocupam com as comunidades carentes", ressaltou o arcebispo. A primeira dama do estado, Renata Campos, representou o Governador Eduardo Campos, também homenageado da noite. "Acho que este evento fortalece parcerias e nos anima ao ver que foi dada oportunidade a essas crianças", disse. Outro homenageado foi o coordenador de Comunicação Social da Globo Nordeste, Ronan Drummond, que afirmou que "quem deveria ser prestigiada era a Associação Beneficente, por ter um belíssimo trabalho de inclusão social como a Orquestra".

E falando na Orquestra Cidadã, foi ela quem fechou a noite com chave de ouro. Depois de um discurso do Presidente do Tribunal de Justiça do estado, José Fernandes Lemos, o maestro Cussy de Almeida entrou no palco junto com os meninos da Orquestra, e juntos mostraram a todos porque esse projeto tem tanto sucesso e como a música mudou a vida daqueles garotos. Foi um concerto único: execuções de peças como "Trenzinho Caipira", de Villa Lobos e as talentosas performances do violinista Daniel Bernadino, de apenas 10 anos, no 3° Movimento do Concerto de Vivaldi; do violoncelista Inaldo Nascimento, 17, no 1° Movimento do Concerto de Haydn; e do violinista João Pedro, 14, com Hora Staccato, contagiou a todos os presentes.

Para encerrar, os cantores regionais, Alcymar Monteiro e Nando Cordel, se apresentaram junto à Orquestra. Alcymar cantou as composições "Sertão de Canindé" e "Vida de Viajante", ambas de Luiz Gonzaga. Em seguida, o cantor foi premiado com o Troféu Anjo da Guarda, que o deixou muito lisonjeado. "Me honra muito receber essa lembrança, porque é uma lembrança da alma", disse. Depois foi a vez de Nando Cordel, que também recebeu um troféu. Depois de cantar "De Volta Pro Meu Aconchego", a celebração chegava ao fim com um apelo ao humanismo, traduzido na música final, "Paz pela Paz".