18/junho/2014

Espaço capacita novas turmas de Terapia Ocupacional

Aulas, que vão desde cuidados com o corpo até cidadania, são oferecidas por graduandos da Universidade Federal de Pernambuco

Nathallia Fonseca
Iniciada em janeiro deste ano, a parceria entre a Associação Beneficente Criança Cidadã e o curso de Terapia Ocupacional (TO) da UFPE segue com toda a força. Desta vez supervisionadas pela professora Claudia Oliveira e ministradas por um grupo de cinco alunos da graduação em TO, novas aulas são oferecidas aos pequenos, todas as segundas-feiras.

“É um curso relativamente novo que trabalha com o conceito de saúde como bem-estar. A Terapia Ocupacional preza também pelo bem-estar social”, explica Claudia. As lições englobam cuidados com o corpo, além de tópicos como cidadania e respeito ao próximo. “A escolha dos temas foi baseada numa pesquisa sobre as maiores necessidades no cotidiano das crianças e pré-adolescentes”, acrescenta.

A aluna Geovana Adrielly, de 10 anos, que já havia participado das primeiras aulas de TO em janeiro, conta ter aprendido lições importantes sobre respeito nas últimas aulas: “Às vezes, a gente fala alguma coisa com alguém sem saber que está sendo preconceituoso. Só porque todo mundo repete, a gente não para pra pensar se está magoando a pessoa”, diz. “Aprendi que as pessoas têm a vida delas, e a gente não deve falar nada se não as conhecer”, completa, se referindo à roda de diálogo que explicava sobre vários tipos de violência, entre eles o bullying e a homofobia.

Ao todo, a nova temporada de aulas contará com seis encontros com os pequenos — dos quais dois já ocorreram —, cada um deles abordando um tema diferente. Segundo a professora Claudia Oliveira, a proposta do projeto é envolver todos os jovens beneficiários e maximizar, ainda mais, os resultados, que já se apresentam de uma maneira bastante positiva.