NOTÍCIAS

14/maio/2014

Uma aula de história no museu

Crianças do Espaço visitaram o equipamento cultural pela primeira vez na vida e conheceram mais sobre a história do Recife

Por Devanyse Mendes
Na Semana Nacional dos Museus, os alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã realizaram uma visita guiada ao Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas. O passeio aconteceu nesta terça-feira-feira (13) e contou com a presença de 43 crianças, entre seis e 12 anos.

Na chegada, os alunos participaram de uma ação educativa sobre a história da capital pernambucana e do Forte das Cinco Pontas, construído pelos holandeses, em 1630. As crianças também puderam conferir a exposição “Recife EmCantos”, que conta, através de fotografias, a evolução arquitetônica da cidade, e ver utensílios achados em pesquisas arqueológicas.

Os meninos do Espaço Criança Cidadã nunca haviam entrado em um museu e estavam com grandes expectativas para o passeio. “Essas atividades fora da sala de aula são muito importantes para expandir o aprendizado dos alunos. A gente sempre pede um relatório, no final de cada passeio, e eles podem expressar tudo o que conheceram”, explicou a coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício.

A aluna Kelyane Karla, de 9 anos, aprendeu sobre a importância de preservar o patrimônio cultural e quer conhecer outros museus da cidade. “Se não tivesse o museu, as pessoas não iam saber a história da cidade”, afirmou.

O gerente de educação patrimonial do Museu da Cidade do Recife, Emerson Pontes, contou que, no ano de 2013, o equipamento recebeu mais de 2 mil estudantes, só na semana Nacional dos Museus. “Uma das nossas missões é tornar o patrimônio atrativo aos jovens e conscientizar sobre a sua preservação. Quanto mais cedo a criança tiver contato com a memória cultural, mais ela vai entender que a gente só constrói bases mais sólidas se valorizarmos o nosso passado”, completou Emerson.

O Museu da Cidade do Recife abre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é franca, e os agendamentos para visitação com grandes grupos podem ser feitos através do telefone (81) 3355-9543.

Veja mais notícias