14/maio/2014

Alunos de judô do Espaço Criança Cidadã participam de sua primeira competição externa

Com apenas três meses desde o seu surgimento, a equipe foi destaque no 11° Campeonato Vera Cruz

Nathallia Fonseca
Promovido pelo Colégio Vera Cruz e já em sua 11ª edição, o Campeonato de Judô da instituição de ensino contou, este ano, com a participação dos pequenos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). O evento ocorreu no último sábado (10), no ginásio do colégio. Em sua primeira competição externa, a equipe ABCC – com apenas três meses de iniciada – revelou um excelente desempenho. Dos dez judocas participantes, três ficaram em primeiro lugar nas suas categorias.

Para o professor Anderson Felipe, sensei do Espaço Criança Cidadã e um dos idealizadores do campeonato, a importância do torneio ultrapassa a competitividade: “é uma forma de trabalhar o esporte no cotidiano das crianças e uma oportunidade de socializá-las” explicou.

Sabrina Ferreira, de 11 anos, foi preparada ao torneio. “Eu treinei muito para a competição, todos ficamos muito empolgados”, contou a menina, que foi a segunda colocada em sua categoria. “Desde que ela começou no judô, passamos a notar que estava mais calma, mais concentrada. É algo que ela gosta de fazer e que a ajuda também”, completou Lucicleide Ferreira, mãe de Sabrina. Ao todo, a ABCC contou com 10 medalhistas.

KIMONOS

Os pequenos competidores aproveitaram a oportunidade do campeonato para inaugurar, em grande estilo, suas vestes: kimonos novos, todos doados pelo parceiro Rotary Club Encruzilhada. Não é de hoje que o Rotary apoia a ABCC. A instituição também concede bolsas de estudos internacionais aos alunos de destaque da Orquestra Criança Cidadã, outro projeto da Associação. Estudantes do grupo musical já viajaram à Alemanha, Polônia, República Tcheca e Áustria, todos em intercâmbios culturais.