09/maio/2014

Mamães do Espaço ganham atividades comemorativas

Brindes, homenagens, dia da beleza e palestras chegaram às mães dos pequenos beneficiários do programa da ABCC

Devanyse Mendes e Mariane Menezes
As festividades comemorativas ao Dia das Mães foram promovidas com total ímpeto pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) em 2104. Além de um dia da beleza, palestras de sensibilização, almoço, momentos honrosos e brindes movimentaram o programa Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, no bairro do Cordeiro, no Recife.

O dia da beleza foi realizado na última quarta-feira (7), fruto de uma parceria entre a ABCC, a franquia Edelson Cabeleireiros e o Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (Cecosne). Na sede do Espaço, muitas mamães foram contempladas com uma mudança no visual. Elas puderam cortar os cabelos, escovar, cachear e fazer penteados, em momento lúdico e divertido.

A dona de casa Marlene Oliveira aprovou a surpresa. “Estou muito feliz. Vou passar o dia das mães com o cabelo arrumado e bonito”, disse. Já para a Cremilda Mariana da Silva, é sempre bom estar de bem com a vida e com a aparência. “Eu já me acho muito bonita. Mas, agora com o visual novo, eu me sinto muito mais poderosa”, brincou.

Convidados por Edelson Barbosa, os alunos da Escola de Cabeleireiros do Cecosne atenderam às mulheres. A primeira turma do Cecosne teve início em dezembro e concluirá o curso técnico no mês de junho. A diretora do Centro Comunitário, Irmã Marluce, ressaltou que a ação se constituía em uma oportunidade muito boa para os alunos mostrarem que aprenderam o ofício.

Edelson também falou sobre a iniciativa realizada no Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. “A satisfação que eu sinto em poder proporcionar esse dia de beleza para essas mulheres é enorme. Só quem veio de baixo reconhece a importância dos pequenos atos. Esperamos poder fazer mais vezes”, completou o empresário.

EXEMPLO DE VIDA – Nesta sexta-feira (9), as festividades foram concluídas com mais uma ação social. As mães participaram de palestras de sensibilização ministradas por parceiros da ABCC. O juiz da Infância e Juventude Paulo Brandão, o coronel José Lopes – diretor de Esporte da Associação – e o soldado do Corpo de Bombeiros Alexandre Laurentino lideraram as discussões. Enquanto Brandão e Lopes focaram nos exemplos de vida e no poder de decisão que as mães têm na vida dos filhos, impulsionando-os, Laurentino colaborou com um debate instrutivo sobre primeiros socorros para crianças.

Os três palestrantes também homenagearam o presidente da ABCC, o desembargador aposentado Nildo Nery dos Santos, pelo empenho na função que desempenha desde o início das atividades da ONG, em 2003. Concluindo as ações comemorativas, foram entregues brindes às mães, prestigiadas, também, com um almoço preparado pelos alunos do Curso de Gastronomia do Espaço, e com apresentações culturais dos pequenos, que incluíram música e literatura.