NOTÍCIAS

12/abril/2010

Cidadania para todos

Dia da Cidadania mobilizou mutirão de serviços gratuitos a comunidades do Cordeiro

Pela Assessoria de Imprensa
A manhã do último sábado, dia 10, amanheceu chuvosa. Apesar disso, não houve impedimentos para que o Dia da Cidadania acontecesse com tranqüilidade. A ação foi um sucesso e trouxe quase 1,5 mil pessoas ao Espaço Criança Cidadã Dom Helder Câmara, no Cordeiro. A proposta daquele dia era prestar serviços gratuitos às comunidades próximas. E o resultado foi excelente. "O Dia da Cidadania teve um saldo bastante positivo, ainda mais visto que foi um dia de chuva. O evento foi de grande valia para toda a comunidade", afirmou a coordenadora do Espaço Dom Helder Câmara, Nair Andrade.

Os serviços mais procurados foram os de saúde e a emissão de documentos. Ao todo, foram treze ações gratuitas oferecidas à população: exame de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação (H1N1, antitetânica e Hepatite B) e consultas pediátrica e ginecológica - em parceria com IMIP e FBV -; atendimento jurídico, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau; emissão de RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e CPF, com apoio da Caixa Econômica; Corte de cabelo (Senac e Edelson), escovódromo e, por fim, a biblioteca móvel do SESC.

O grande alvo do Dia da Cidadania foi a população. E ela foi atingida com êxito. Edite Batista da Silva, de 55 anos, foi até lá com o objetivo de renovar a identidade e a certidão de nascimento, e aproveitou a oportunidade pra fazer alguns exames. Achou o evento muito bom. "Concordo muito com essa iniciativa. Hoje, vou resolver todos os meus problemas", afirma. O estudante Thiago Ferreira, de 14 anos, não hesitou em procurar os serviços dos cabeleireiros que estavam trabalhando no Dia da Cidadania, depois de ter passado no consultório de pediatria para ver se estava tudo bem com a sua saúde.

E no fim das contas, a alegria não foi só do povo. Os idealizadores e coordenadores do Programa Criança Cidadã circularam pelos atendimentos e ficaram muito satisfeitos com o sucesso da ação. "Foi um evento tranquilo, sem tumultos. Todos foram bem atendidos e conseguimos superar nossas expectativas com quase dois mil atendimentos", disse o coordenador Arthur Paes. O desembargador Nildo Nery dos Santos, Presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, falou que aquele dia representava "um retorno ao início de tudo, à origem do Programa Criança Cidadã, que está fazendo dez anos este ano". O cantor Nando Cordel visitou o projeto, e parabenizou os responsáveis pela atitude. "Uma iniciativa como essa já deveria ter aberto os olhos de muitas pessoas que fazem parte do Governo. Esse tipo de projeto sensibiliza o ser humano", disse. "Não vale ser feliz enquanto outros mendigam suas sobras", completou o cantor.

Veja mais notícias