NOTÍCIAS

20/fevereiro/2014

Estão abertas as inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Universidade Federal

Ao todo serão disponibilizadas 180 vagas direcionadas a estudantes de baixa-renda

Folha PE
Estão abertas as inscrições para o pré-vestibular gratuito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Vestibular Cidadão. Ao todo são 1801 vagas disponíveis para alunos que já concluíram o ensino médio ou que estão concluindo o 3º ano. As inscrições seguirão até a próxima sexta-feira (21). O curso foi criado por alunos da própria UFPE com o objetivo de alcançar os estudantes de baixa renda. Os alunos que estiverem interessados devem se dirigir ao jardim da Faculdade de Direito do Recife, que fica próximo ao parque 13 de Maio, na Zona Central do Recife, das 9h às 17h.

A intenção do cursinho é dar aos jovens de baixa-renda o conhecimento e a oportunidade de competir por uma vaga nas universidades públicas do Estado. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto, ficha 19 ou declaração da escola em que está cursando o 3º ano do ensino médio e R$ 10. Os estudantes que são bolsistas da rede particular de ensino devem apresentar também uma declaração da instituição de ensino que comprove a situação de bolsista integral. A taxa de inscrição cobrada é revertida para a realização do processo seletivo, xerox e apostilas distribuídas durante o curso, para que o aluno não precisa pagar a mensalidade.

Para que haja o ingresso, os interessados participarão de uma prova de seleção composta, que acontecerá no dia 23 de março. Caso seja aprovado na seleção, o aluno já começa a assistir as aulas no pré-vestibular no dia 31 de março. As aulas acontecerão no Anexo II da Faculdade de Direito do Recife, que fica no mesmo prédio da Defensoria Pública, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h e nos sábados, das 8h às 13h.Todo o material didático é entregue aos alunos gratuitamente, além deles possuírem acesso a uma biblioteca.

No último vestibular, só na UFRPE, 50% dos inscritos no Sisu foram aprovados já na primeira chamada. Na UFPE o percentual foi maior, 76% dos alunos que permaneceram no Vestibular Cidadão até o término do ano letivo conseguiram ingressar em vários cursos como Medicina, Direito, Odontologia e Engenharias.

Veja mais notícias