06/fevereiro/2014

Abertas inscrições para Concurso Internacional de Redação de Cartas

Promovido pelos Correios, 43ª edição do concurso tem como tema "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida"

Assessoria de comunicação
Estão abertas, até o dia 17 do mês que vem (março), as inscrições para o 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. Este ano, o tema do concurso é "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". Podem se inscrever alunos de escolas públicas ou privadas com idade ate 15 anos.

As cartas devem ser redigidas integralmente pelo aluno inscrito, a punho e escrita com caneta esferográfica de cor preta ou azul. O formato permitido é de no Maximo 800 palavras e o único formato aceito pelo concurso é o de carta, que deve ser escrita em língua portuguesa.
Cada escola devera escolher, através de uma seleção previa , duas cartas para concorrer em seu nome. Os alunos selecionados para concorrer pela sua escola, irão concorrer pela categoria estadual, onde serão premidas s três melhores redações de cada diretoria regional dos Correios. A premiação para o segundo e terceiro colocados será uma câmera digital, e para o primeiro, um tablet. além disso, haverá a classificação para fase nacional (cujo premio é uma televisão de 32’’ e um troféu) e internacional, onde o estudante representara o Brasil. Para as escolas, a premiação envolve também uma televisão, além de ações patrocinadas pelos correios.

O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU) — entidade que congrega os operadores postais de 192 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

N 42ª edição do concurso, em 2013, vencedora na categoria nacional foi a pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no município de Quixaba, no Sertão.

Fonte: Uol