NOTÍCIAS

05/fevereiro/2014

11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos é divulgado pela Unesco

Documento aponta resultados pessimistas e alerta para a necessidade de um maior investimento

Assessoria de comunicação
No ultimo dia 29, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou o 11º Relatório de Monitoramento Global, responsável por monitorar o avanço de metas – acordadas entre 164 países – a serem cumpridas até 2015. As metas, que foram estabelecidas na Conferencia de Dacar (Senegal), em 2000, pertencem aos objetivos que priorizam a Educação Para Todos, porém os resultados do relatório não foram nada otimistas.

Segundo o documento, de 650 milhões de crianças em idade de frequentar a educação primária, pelo menos 250 milhões não estão aprendendo o básico de leitura e matemática. Além disso, o texto também mostra que muitos adolescentes não adquiriram as habilidades básicas no primeiro nível de ensino secundário.
"O relatório aponta que há uma crise de aprendizagem muito grande, em que se perde US$ 129 bilhões por ano, que poderiam estar mais bem investidos na educação", diz Maria Rebeca Otero, coordenadora de educação da Unesco no Brasil.

Ainda que o documento aponte a impossibilidade do cumprimento das metas no prazo estabelecido, este enfatiza a capacitação de professores e o investimento massivo na educação como algumas das formas de ajudar a contornar o problema.

Fonte: Uol Educação

Veja mais notícias