NOTÍCIAS

25/novembro/2013

Encerramento da 2ª edição da Olimpíada Criança Cidadã enfatiza importância do esporte

Último dia do evento contou com premiação para os alunos de destaque

Yasmin Freitas
“É um prazer enorme encerrar este trabalho já pensando em iniciá-lo novamente. A Olimpíada é um projeto tão positivo que minha vontade não poderia ser outra”, declarou Ana Selma dos Santos, representante da Secretaria da Educação de Pernambuco (Seduc), na última sexta-feira (22), em razão do último dia de atividades da 2ª edição da Olimpíada Criança Cidadã. O encerramento ocorreu na sede da Seduc, localizada no bairro da Várzea, no Recife.

Projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), a Olimpíada promovem a ressocialização de crianças e adolescentes de escolas públicas do Estado através do esporte, além de conscientizá-los sobre as temáticas da violência e das drogas. Neste ano, foram 20 escolas estaduais participando em 10 modalidades esportivas diferentes: futebol de campo, futebol de salão, atletismo (100 m, 200 m, 400 m e 800 m), vôlei, basquete, handebol, xadrez, damas, queimado e jogos digitais.

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, outro projeto da ABCC, abriu o evento com o Hino do Brasil, seguido pelo de Pernambuco. Posteriormente, o repertório foi definido pelas composições “Por uma cabeça”, de Carlos Gardel, “Asa branca”, de Luiz Gonzaga, “Mourão”, de Guerra-Peixe, e “My Way”, de Paul Anka. Após a performance, foi a vez do coral de libras da Escola Estadual Carlos Alberto subir ao palco, com “Velha infância”, dos Tribalistas, e “Olha o que o amor me faz”, da dupla Sandy e Junior.

Estiveram presentes personalidades como o desembargador e presidente da ABCC, Nildo Nery, o atleta paraolímpico Luís Silva e o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Paulo Brandão – a quem o presidente da ABCC agradeceu pelo apoio presente às causas sociais da infância. “Desde o surgimento da Olimpíada, vários talentos foram revelados, como o de Yane Marques, que hoje representa o Brasil através do atletismo. Assim, eu não poderia deixar de agradecer o apoio dos que fazem esse projeto continuar vivo”, destacou Nery.

Medalhas foram distribuídas aos campeões em cada modalidade esportiva. Amanda Luana, da Escola Estadual Felipe Camarão, conseguiu bons resultados no atletismo e ganhou uma medalha. “É muito gratificante participar da Olimpíada. Aqui, conseguimos fazer amigos, praticar esportes e nos divertir muito”, disse.

Veja mais notícias