07/novembro/2013

Orquestra Cidadã apresenta concerto clássico na Sé

Grupo interpreta a famosa trilha sonora da peça teatral Peer Gynt. Apresentação também conta com a sinfonia nº 45 de Haydn

Mariane Menezes
A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque promove concerto gratuito na próxima quinta-feira (14), às 19h30, na Igreja da Sé, em Olinda. Depois de apresentações populares, o repertório escolhido para a noite aposta em composições clássicas, marcadas pela junção das cordas e do sopro. Maestro convidado, o argentino Miguel Ángel Gilardi conduz os 35 jovens músicos mais avançados da Criança Cidadã.

O público poderá conferir a famosa trilha sonora da peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, Peer Gynt, que foi musicalizada por Edvard Grieg, o compositor mais tradicional do país, em 1876. Cinco professores de sopro da Orquestra Criança Cidadã, seis musicistas convidados e uma cantora lírica se juntam à Orquestra para dar som à primeira suíte da peça, célebre por misturar poesia com sátira social, entremeada pela miscelânea de realismo e surrealismo. A obra é conhecida mundialmente e tem sido utilizada até os dias atuais em inserções na cultura popular, com trechos musicais sendo veiculados em trilhas sonoras de propagandas, filmes e séries de TV.

O programa também conta com a Modinha Imperial de Francisco Mignone e com a 45º Sinfonia de Joseph Haydn, A Despedida, obra muito conhecida de um dos mais importantes compositores do período clássico. “Escolhemos peças inéditas e complexas porque estudo e concentração são sempre os responsáveis pelo crescimento artístico dos profissionais da música”, explica o maestro da Orquestra Criança Cidadã, Gustavo Paco, que idealizou o concerto. “Como regente, Gilardi foi convidado devido aos anos de experiência e ao reconhecimento por um trabalho notável, desenvolvido também com jovens”, completa.

Orquestra Criança Cidadã apresenta Peer Gynt
Igreja da Sé, Olinda-PE
14 de novembro de 2012

Miguel Ángel Gilardi, maestro convidado

FRANCISCO MIGNONE
Modinha Imperial

EDVARD GRIEG
Suite Peer Gynt Nº 1 Opus 46 / 1888
1. Morning Mood.
2. Aase´s Death.
3. Solvegjs Wiegenlied.
4. Anitra´s Dance.
5. Solvejgs Lied.
6. In the Hall of the Mountain King.
Solista: GABRIELA CECILIA GUZZO

JOSEPH HAYDN