04/outubro/2013

Espaço Dom Helder parabeniza os 87 anos da coordenadora Nair Andrade

Devanyse Mendes
Corações de cartolina, flores de papel, poemas e músicas: esses foram os presentes que 100 crianças do Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara deram à coordenadora Nair Andrade, em comemoração ao seu aniversário. A tarde desta quinta-feira (3) foi repleta de homenagens, com direito a bolo e docinhos para comemorar os 87 anos da coordenadora do projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).

Os professores, alunos e funcionários estenderam um tapete vermelho e guiaram Nair Andrade até uma cadeira que simulava um trono real. Lá, ela recebeu, das crianças, um manto vermelho e uma coroa de papel dourado. As homenagens foram iniciadas com um coro de alunos que dizia, em uma só voz: “Você é nossa rainha”.

As comemorações tiveram início com um recital de poemas de escritores famosos como o “Soneto de Fidelidade”, de Vinicius de Moraes, declamado pelos alunos. Logo após, apresentações teatrais e um coral, também composto pelas crianças beneficiárias, cantou músicas do cantor Roberto Carlos, de quem Nair é fã. Entre as obras, estavam “Como é grande o meu amor por você” e “Nossa Senhora”.

A coordenadora pedagógica do Espaço, Mariza Fabrício, foi mestre de cerimonial do evento e, com a ajuda das professoras do reforço, comandou as atividades. “As educadoras aproveitaram as rodas de leitura e as aulas de artes para confeccionar as homenagens e os presentes, todos feitos a mão, como os corações e as flores”, contou.

A bibliotecária do Dom Helder e amiga de Nair, Dóris Santos Dias, conheceu a advogada em 1968, quando trabalhava na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE). “Ela sempre teve esta mesma postura de ajudar as pessoas e, durantes todos esses anos, nunca mudou”, revelou.

Durante um retiro espiritual da Igreja Católica, em 2011, Nair encontrou com Dóris e a chamou para trabalhar como voluntária. Prontamente, o convite foi aceito, e, até hoje, a bibliotecária toma conta dos livros no Espaço. “A minha vida mudou muito depois que eu comecei a vir para cá. Foi um verdadeiro presente que Nair Andrade me deu. Minha vida melhorou bastante e eu devo isso a ela”, comentou.

Emocionada, a coordenadora agradeceu aos alunos e funcionários pelo carinho e disse que a felicidade maior foi ver o carinho e o bom desempenho das crianças do Espaço. “Muitos meninos chegaram aqui no projeto sem nenhuma expectativa de vida. Hoje, eles estão com um bom comportamento, lendo muito bem, se dedicando aos estudos. Essas crianças podem ser quem quiserem. Eles são o futuro do meu país”, completou.