NOTÍCIAS

16/setembro/2013

Direito à infância fortalecido por projeto de educação integral em Iguassu, Pernambuco

Por Assessoria Trama Comunicação
Oficinas de ecologia lúdica, de música, de informática, de educomunicação e outras estão consolidando o respeito ao direito à infância na cidade histórica de Igarassu, no interior de Pernambuco. São as atividades oferecidas pelo Projeto Solidariedarte, um dos três apoiados em Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral.

São promovidas reuniões mensais com os familiares de crianças e adolescentes diretamente envolvidos, em grande parte alunos da Escola Municipal "João de Queiroz Galvão", outra parceira do projeto. "As oficinas e outras atividades resgatam o direito à infância", diz Josiane Maria da Silva, assistente de desenvolvimento familiar e comunitário das Aldeias SOS.

De modo concomitante às atividades nas oficinas, os seus responsáveis trabalham com valores, com conceitos de cidadania, com temas importantes para a vida das crianças e adolescentes e de suas famílias. Isto acontece nas rodas de conversa, que aumentaram em número e densidade ao longo dos dois anos e meio do projeto Solidariedarte.

A oficina de música é conduzida junto com a de ecologia lúdica. Os meninos e meninas são estimulados a produzir os próprios instrumentos, a partir de garrafas pet, de tubos de pvc, de tampinhas de refrigerante, entre outros materiais. Maraca com milho e feijão, tambor falante, chocalho de tampinha, xilofone de cano de pvc são alguns dos instrumentos que os próprios alunos fabricam.

Oficinas de teatro e leitura complementam as ações com crianças e adolescentes. Na EM "João de Queiroz Galvão", foram montadas salas de leitura e informática, ampliando o contato dos alunos com fontes de pesquisa e abrindo novos horizontes em seus projetos de vida.

Não muito longe das Aldeias SOS, outras oficinas são oferecidas na sede da União de Meninos e Meninas de Igarassu, também parceira do projeto. A organização nasceu do combate e da prevenção ao trabalho infantil, cuja incidência era muito alta no município.

Agora, muitos meninos e meninas estão em outra sintonia, participando de oficinas de música e de confecção de doces, sempre na linha da recuperação do direito à infância e suas magias. A cultura de paz é outro eixo do Projeto Solidariedarte, e isto fica evidente nas atividades de educomunicação, promovidas pela Escola Santa Maria, do Movimento Focolari, outra parceira. Os alunos são ativos na formulação da pauta e na execução do jornal e da rádio da escola.

O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.

No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.

Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Veja mais notícias