NOTÍCIAS

24/abril/2013

Pernambucana é vencedora nacional do 42º Concurso de Cartas

Maírla Marina, de Quixaba, Sertão Pernambucano, vai representar o Brasil na etapa internacional, a ser realizada na Suiça

Assessoria de Comunicação
A estudante Maírla Marina Ferreira Dias, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no município de Quixaba, Sertão pernambucano, foi a vencedora nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU). No Brasil, é realizado pelos Correios. Agora, a menina vai representar o País na fase internacional do concurso, a ser realizada em Berna, na Suíça.

Maírla Marina tem 14 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio. Ela concorreu com mais de 5.150 estudantes de até 15 anos. Mais de três mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram. A jovem já havia alcançado o primeiro lugar estadual deste ano e o segundo lugar nacional em 2011. Ano passado, Maírla foi a segunda colocada no Estado.

No concurso deste ano, os participantes, que podiam ser estudantes de escolas públicas ou privadas com até 15 anos de idade, escreveram redações para explicar “por que a água é um recurso precioso”. Maírla se destacou com uma carta dirigida a “todos os jovens do mundo” na qual retrata o drama da seca vivido pelos sertanejos pernambucanos desde o início de 2012 e os convoca a preservar e economizar água.

“Os jovens já mostraram sua força ajudando a derrubar ditadores; em busca de democracia, muitos deram a própria vida em campos de batalha. Por que não lutarmos por este bem precioso e necessário para a existência de vida no planeta Terra?”, questiona Maírla no texto.

Pela etapa pernambucana do concurso, ela receberá como prêmio um tablet. Já pela fase nacional, a estudante vai ganhar uma TV de LED 32’’, troféu e certificado, e a escola receberá também um televisor e uma oficina da modalidade esportiva Tênis, patrocinada pelos Correios, a ser realizada no local. A premiação da fase estadual deve ocorrer durante a Semana das Comunicações, no início de maio, e a da etapa nacional, até outubro deste ano.

Fonte: Folha-PE

Veja mais notícias