NOTÍCIAS

31/janeiro/2013

Correios abrem inscrições para Concurso Internacional de Cartas

Redações devem ser enviadas pelas escolas das redes pública e privada até 15 de março

Folha de Pernambuco
Serão abertas nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, as inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. O tema escolhido para esse ano foi “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”. As redações devem ser enviadas exclusivamente pelas escolas das redes pública e privada (e não pelo aluno) até o dia 15 de março.

Nesta primeira etapa do concurso, as escolas podem inscrever no máximo duas cartas cada, escritas por estudantes de até 15 anos de idade. As redações serão avaliadas ainda na fase estadual e as três melhores de cada estado serão premiadas. O resultado da etapa estadual deve ser divulgado a partir do dia 4 de abril. Os primeiros colocados de cada estado concorrerão na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional.

A redação deve ser uma carta argumentativa recente e inédita, escrita de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada específica do concurso, em língua portuguesa, e conter no máximo 800 palavras. A apresentação deve ser em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.

Serão avaliados itens como coerência, criatividade na abordagem do tema, desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara e utilização de vocabulário diversificado e rico. O formulário de inscrição, o regulamento, a folha pautada e o endereço para envio da redação estão disponíveis no site dos Correios, na seção “Sobre os Correios” (www.correios.com.br).

PREMIAÇÃO

Os primeiros colocados na fase estadual receberão como prêmio um tablet e os segundos e terceiros colocados, câmeras digitais. As escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados). Já na fase nacional, o vencedor vai ganhar uma TV de LED 32’’, além de troféu e certificado, e a escola receberá também um televisor e uma oficina da modalidade esportiva Tênis, patrocinada pelos Correios, a ser realizada no local.

Veja mais notícias