26/dezembro/2012

Espaço Criança Cidadã em clima de fim de ano

Alef Pontes
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) realizou, no dia 19 de dezembro, a festividade natalina do projeto social Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, na própria sede do espaço, situada no cordeiro. A cerimônia marcou também o encerramento das atividades, com a entrega de certificados de conclusão a mais de 80 alunos que foram beneficiados com cursos profissionalizantes este ano, e a inauguração de duas novas instalações: o salão de eventos e o laboratório de informática.

Dentre os cursos ministrados no espaço, estavam o de Corte e Costura – com duas turmas – e o de Auxiliar de Cozinha, ambos promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); os cursos de Panificação, Confeitaria Artística e Produção de Licores Caseiro, promovidos em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e o curso de Malharia, promovido pela própria ABCC.

Durante a cerimônia de inauguração das novas instalações, o patrono do laboratório de informática, o procurador Pedro Henrique Reynaldo, comentou sobre a felicidade de ter seu nome emprestado ao espaço. “Na verdade, não é por esse tipo de retorno ou reconhecimento que nós, colaboradores do projeto, contribuímos, e, sim, porque temos a obrigação social de tentar ajudar. A sociedade civil tem de fazer a sua parte, seja participando, usufruindo desses serviços, informações e da educação que esse espaço proporciona, ou seja, protagonizando”, explicou.

Para Glaciete Araújo, uma das 16 alunas do curso de Auxiliar de Cozinha, esta foi uma oportunidade para renovar seus conhecimentos na área. “Eu já havia realizado uma capacitação em culinária anteriormente e vi, aqui no projeto, uma oportunidade de me adequar ao mercado de trabalho”, comentou. “Hoje eu estou concluindo um ciclo em minha vida. Acho esta festividade importantíssima, pois coroa o esforço de todos os alunos e professores envolvidos”, completou.

A cerimônia de entrega de certificados também contou com a presença do presidente da ABCC, Nildo Nery; da coordenadora do Espaço Dom Helder Camara, Nair Andrade; dos desembargadores Aquino Farias Reis e Helena Caúla Reis; dos conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil Jayme Asfora e Leonardo Accioly; do coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade, Fernando Coelho; do conselheiro administrativo da ABCC Euclides Martins; do sócio-fundador da ABCC Josias de Albuquerque; do presidente do Gupo de Executivos do Recife (Gere), Braga Sá; da representante do Senac e Fecomercio, Ângela Albuquerque; e do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Leonardo Siqueira.

O Espaço Criança Cidadã realizou, ainda, no dia 20 de dezembro, uma festividade natalina voltada para o público infantil, formado por todas as crianças que participam do projeto e seus familiares. A comemoração contou com apresentações teatrais, de dança e canto coral, protagonizados pelos alunos, além de distribuição de presentes. A ABCC não se esqueceu, também, dos moradores das Vilas Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, anexas ao projeto. O Espaço promoveu, no dia 21 de dezembro, uma feijoada para confraternização desses beneficiários.

Mostra natalina

Está em exibição, no Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, uma exposição de pinturas em telas realizadas pelos alunos do projeto, com foco na temática natalina. A atividade que culminou na mostra contou com diversas leituras coletivas e a exibição de filmes que abordavam o nascimento do Menino Jesus. A exposição está sendo exibida na biblioteca do Espaço e é aberta ao público.

Confira as fotos do evento natalino na seção "Fotos" do site.