22/novembro/2012

Projeto Orquestra Cidadã // Começa temporada de concertos na caixa cultural

Mariane Menezes
Ontem (21) foi dia de concerto público da Orquestra Criança Cidadã. O show foi o primeiro a ser realizado com o apoio da Caixa Cultural, centro de divulgação artística do banco Caixa Econômica, patrocinador do programa social. Por meio de uma parceria, os Meninos do Coque vão promover um concerto público por mês até 2013, sempre na sede da Caixa Cultural, no Marco Zero. A segunda apresentação acontece no dia 5 dezembro, às 19h30, com temática natalina.

Estava previsto, para a noite, um repertório mesclado com obras eruditas. No entanto, como a plateia surpreendeu pela composição – muitos alunos da Escola Estadual Torquato de Castro, de Aldeia, e integrantes da ONG Moradia e Cidadania –, a regente Aline Lima, violista e professora da Orquestra, resolveu oferecer um show diferente: um concerto-aula, focado em temas de filmes conhecidos. Antes de começar a apresentação, Aline explicou como funciona uma orquestra de cordas. A regente elucidou o público a respeito dos tamanhos dos instrumentos e das diferenças de sons e disposição dos instrumentistas. Muitas curiosidades sobre os procedimentos a serem seguidos pelos músicos em uma orquestra foram abordadas.

EMOÇÃO – Depois da regional “Mourão”, de Guerra Peixe, obra que marcou o movimento armorial na década de 70, seguiu-se o “Medley Brasil”, com arranjo feito especialmente para os Meninos do Coque. Mas foi na execução da famosa “My Way” que o ponto alto do concerto foi alcançado. O solo do jovem spalla João Pedro Lima emocionou a plateia. João Pedro tocou com o coração, homenageando a mãe, Rosinha L ima. Em janeiro próximo, o adolescente viaja para a Alemanha, onde passará um ano em intercâmbio de estudos. Ontem, ele tirou o passaporte para a viagem.

A Orquestra relembrou a infância com a trilha sonora dos principais filmes da Disney, concluindo com Piratas do Caribe, para alegria das crianças e adolescentes. A estudante Alcione Ferreira, 14 anos, teve a oportunidade de ver o grupo pela primeira vez. “Gostei muito. Na verdade, já havia assistido a uma orquestra de cordas, mas não a um concerto-aula”, contou. A turma de Alcione foi levada pela professora Elenilza Melo, da Escola Torquato de Castro. “Indiquei este show como uma atividade cultural. Acho importante os meninos participarem, até porque, em Aldeia, estamos distantes do circuito de eventos do Recife”, explicou Elenilza, militante do movimento social pernambucano.