08/outubro/2012

Brasil tem 70% das crianças até quatro anos fora da escola

Gazeta do Povo – Jônatas Dias Lima
Apenas 30,8% das crianças brasileiras de até quatro anos frequentam as escolas. Em Curitiba, 65,3% delas não estudam. Em países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), muitos deles europeus, a porcentagem de crianças com quatro anos na pré-escola é de 81%. Se considerarmos apenas essa idade, o índice do Brasil é de 55%. A preocupação tardia do governo com a educação na primeira infância pode estar relacionada com a pouca cultura de educação infantil do país. Segundo a professora de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Neide Capeletti, até a década de 80, a maioria das instituições de educação infantil eram filantrópicas, sem intervenção do Estado. O governo só entendeu a educação da primeira infância como sua responsabilidade a partir da Constituição de 1988. O Plano Nacional de Educação prevê a matrícula de todas as crianças brasileiras de quatro e cinco anos na rede pré-escolar, seja pública ou privada, até 2016.

Nossos Projetos

Parceiros