22/agosto/2012

Oficina literária movimenta Espaço Dom Helder

Alef Pontes
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) promoveu, no projeto Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, localizado no Parque do Caiara, no Cordeiro, a “Oficina Literária Para a Paz”. O evento, ocorrido nos dias 9 e 10 de agosto, utilizou a literatura, acompanhada de outros recursos artísticos, como a música e a pintura, no intuito de despertar a ideia de valores humanos nas crianças e adolescentes que integram o projeto.

Idealizada pela professora voluntária Helena Gadelha, que também ministrou a oficina, a experiência educativa se centrou na filosofia da não violência, idealizada por Gandhi. O evento revelou a necessidade de uma ação individual para transformar a comunidade e o mundo. Segundo Gadelha, é preciso trazer, à vivência do cotidiano – seja em pensamento, palavras ou ações –, o pensamento do próprio Gandhi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. “Apostamos no potencial da literatura como meio de ensino da não violência e paz, estimulando tanto o interesse pelas letras quanto pelo aprendizado voltado para o crescimento moral humano”, completou Helena.

Ao final das atividades, distribuídas em uma carga horária de 16 horas, as crianças e adolescentes realizaram um exercício de criação textual sobre as temáticas abordadas durante a oficina, como forma de complementação do aprendizado obtido.