NOTÍCIAS

26/julho/2012

Orquestra Criança Cidadã // Audições 2012 marcam fim de semestre

Devanyse Mendes
A Orquestra Criança Cidadã realizou, entre os dias 9 de 13 de julho, a Semana de Audições 2012. As apresentações aconteceram no auditório do projeto e mobilizaram cerca de 60 alunos – distribuídos entre turmas de instrumentos de cordas, canto coral e percussão. A iniciativa encerrou o primeiro semestre letivo do ano.

Segundo a coordenadora pedagógica da Orquestra e idealizadora do evento, Janayna Mendes, o período de audições é uma forma que os alunos têm de demonstrar o aprendizado adquirido nas aulas. Os estudantes se apresentaram para o corpo docente do projeto e para os colegas de turma.

O contrabaixista e professor da Orquestra Cidadã João Pimenta explica que a semana de audições não foi realizada com intuito de avaliar os alunos, mas com o objetivo de deixá-los à vontade para escolher as músicas que iriam tocar e mostrar o que aprenderam. “A cobrança parte dos alunos, isto é inevitável. Quando você quer ver um trabalho bem feito, é natural que haja a insistência para ser cada vez melhor”, diz.

O primeiro dia foi iniciado com a apresentação dos professores de teoria musical da Orquestra Criança Cidadã Audir Teodósio, Luciana Brito e Valdiene Pereira. Os músicos deram uma aula de bossa nova, comentando como nasceu o estilo e quem foram os principais intérpretes. Ao final das explicações, a professora Valdiene cantou a peça “Desafinados”, de Tom Jobim, acompanhada pelo professor Audir, ao violão, e pelo piano da professora Luciana Brito.

Após os comentários sobre música popular brasileira, os professores de instrumentos de cordas se apresentaram. Rafaela Fonsêca, violino; Fabiano Menezes, violoncelo; João Pimenta, contrabaixo; Otávio Guerra, viola; e Mario Vitor Mendes, violino, tocaram peças clássicas e também fizeram uma breve explanação sobre os estilos eruditos.

Ao longo da semana, os jovens da Orquestra emocionaram os presentes e fizeram homenagens a ídolos musicais como Mozart e Tchaikovsky. O violista Isaias Tavares participou da audição no dia 11 de julho, com a peça “Romance para viola e piano”, de Max Bruch. “Eu vejo a semana de audições como uma aliada para vencer o medo de encarar o público e lidar com o nervosismo na hora de tocar”, afirma o jovem.

NOVIDADES DESTA EDIÇÃO – Uma das novidades da Audição 2012 foi o Coro Falado, composto pelos alunos de teoria musical e instrumentos. Os alunos foram regidos pela professora Luciana Brito e simularam situações que ocorrem em sala de aula.

No ultimo dia de audições, os alunos homenagearam Janayna Mendes e o corpo docente com a execução da música “Fico assim sem você”, dos compositores Abdullah e Cacá Moraes. O coral de vozes femininas foi acompanhado por violão, contrabaixo e percussão. O maestro Cussy de Almeida, falecido em 2010, também foi lembrado pelos alunos no encerramento das apresentações.

Veja mais notícias