30/maio/2012

ABCC lança Olimpíada Criança Cidadã

Solenidade no Quartel do Derby reuniu alunos, jovens atletas e autoridades civis, ontem (29)

Mariane Menezes
Em solenidade concorrida, a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) lançou, ontem (29), no Quartel do Derby, a Olimpíada Criança Cidadã, iniciativa que está engajando cerca de 1.500 alunos da rede pública de ensino em competições esportivas até o dia 15 de junho. O ciclo de competições, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, tem o objetivo de ressocializar crianças e adolescentes que vivem em situação de alto risco social através do esporte.

A cerimônia de lançamento seguiu protocolos olímpicos como o hasteamento das bandeiras e acendimento da pira, ao som do Coral da Escola Frei Jaboatão e da Banda da Polícia Militar. Cerca de 15 estudantes de cada uma das 18 escolas participantes compareceram à solenidade. Todas as instituições de ensino integram a rede pública estadual e estão localizadas na Região Metropolitana do Recife. Elas fazem parte do programa Escola Legal, promovido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Vara da Infância e Juventude, e foram selecionadas por estarem situadas em regiões de vulnerabilidade e violência.

O desembargador Nildo Nery, presidente da ABCC e idealizador da Olimpíada, ficou responsável pelo chute inicial do jogo de futebol que deu início às competições - Colégio da Polícia Militar versus Frei Jaboatão. “Fico muito satisfeito em ver a realização da Olimpíada Criança Cidadã. Acredito no poder de transformação através dos esportes, assim como testemunho, diariamente, o que a música faz no caminho de jovens em situação de risco”, comentou, destacando a importância da Orquestra Criança Cidadã, projeto da ABCC.

O juiz Paulo Brandão, da Vara da Infância e Juventude do Recife, também enfatizou a possibilidade de mudança para aquele que se engaja em jogos esportivos. “Vejo como uma boa maneira de lutar contra as mazelas sociais da pós-modernidade”. Já o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, observou o valor das parcerias entre o governo e associações da sociedade civil. Para o secretário, os esportes são um dos melhores vetores de socialização que existem. "A competitividade e a interação ajudam. Considero as disputas nesses moldes bastante salutares".

PREMIAÇÃO E PASSEIO CICLÍSTICO

O evento de premiação da Olimpíada será realizado no dia 15 de junho, no 2° Comando Aéreo Regional (Comar). Na ocasião, todos os 1.500 adolescentes e as crianças receberão medalhas de participação. Aqueles que se destacarem e vencerem as competições em modalidades individuais ou coletivas receberão medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação nos jogos. O Curso Prepara anunciou, também, que vai fornecer 18 bolsas de estudos para os melhores alunos de cada escola participante da Olimpíada.

Para encerrar o ciclo de atividades, todas as instituições de ensino que integram o Escola Legal — cerca de 150 em todo o Estado — participarão de passeio ciclístico que acontecerá no dia 17 de junho. Saindo do Marco Zero, os ciclistas vão seguir em direção ao Quartel do Derby, local escolhido para o fim do roteiro.

COMPETIÇÃO - Já estão acontecendo disputas em oito modalidades: futebol, vôlei, basquete, handebol, atletismo, queimado, xadrez e damas. (Confira tabela de jogos em: http://www.associacaocriancacidada.org.br/olimpiadas.php)