Notícias

Animais de estimação ajudam no tratamento de crianças com deficiência intelectual

14/03/2012 - Assessoria de Comunicação

O uso de animais como coadjuvantes terapêuticos não é recente. O amor e a amizade entre animais e seres humanos promovem a saúde e trazem benefícios para a qualidade de vida das pessoas e têm sido aproveitados desde a década de 1950 no tratamento de deficiências intelectuais no Brasil, embora os resultados e os processos só tenham começado a ser registrados a partir de 1960.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é reconhecida cientificamente em vários países. Diferentemente da Atividade Assistida por Animais (AAA), onde se encaixam entretenimento, recreação e distração, a TAA é uma prática que emprega o animal como parte integrante e principal do tratamento, objetivando promover o bem-estar e a melhora psíquica, social, cognitiva e até física dos pacientes humanos.

Alguns projetos vêm sendo desenvolvidos em todo o País nesse sentido, como o Projeto Cão-Cidadão, da Unesp, que realiza atividades lúdicas e de incentivo ao desenvolvimento de portadores de Síndrome de Dawn, paralisia cerebral e outras deficiências físicas e mentais.

Após extenso resgate das pesquisas realizadas no Brasil e no exterior sobre a TAA, o livro Terapia Assistida por Animais, das psicólogas Patrícia Sidorenko de Oliveira Capote e Maria da Piedade Resende da Costa, publicado pela EdUFSCar, se debruça especificamente à sua aplicação prática com crianças com deficiência intelectual. A pesquisa contou com dois cães de pequeno porte — Luka e Fiona —, com quem as crianças realizaram diversas atividades, como passear com os cachorros na escola, seguindo determinadas orientações. Os resultados revelaram maior motivação, aprendizagem de conceitos, incorporação da noção de cuidado aos animais e respeito às regras e aos limites, além de alegria, tranquilidade e atenção. “A interação com cães trouxe benefícios positivos”, afirmam as autoras.

O livro destina-se tanto a profissionais como psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física, como também aos pais de crianças com deficiência intelectual, que buscam a melhoria da qualidade de vida de seus filhos e seu desenvolvimento psicomotor.

Título: Terapia Assistida por Animais
Autoras: Patrícia Sidorenko de Oliveira Capote e Maria da Piedade Resende da Costa
Preço: R$ 22,00
ISBN: 978-85-7600-231-4