12/março/2012

Sociedade civil assume presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes

No último ano, o cargo foi ocupado pelo governo

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), transferiu no dia 7 de março a presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda) para um representante da sociedade civil. Pelos próximos 12 meses, ficará à frente do órgão a assistente social Miriam dos Santos, que foi eleita por aclamação durante reunião do Conanda ocorrida na tarde do dia anterior na sede da SDH. Mirian já exercia a vice-presidência do colegiado.

Como vice-presidente, assume a atual secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira, que foi indicada pelo governo. A presidência do colegiado, que é composto por representantes da sociedade civil e do governo, é revezada. No último ano, o cargo foi ocupado pelo governo.

Ao deixar o posto, Maria do Rosário ressaltou a importância do colegiado para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do País e agradeceu a parceria e apoio da sociedade civil na condução das atividades do Conanda. Rosário lembrou que uma das principais tarefas do órgão este ano será a elaboração da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será entre os dias 11 e 14 de julho, em Brasília.

Suplência

Durante a reunião de ontem também tomou posse no Conanda a diretora nacional de Políticas Temáticas da Crianças e do Adolescente da SDH, Nadine Borges. A diretora assume como suplente da vice-presidente Carmen de Oliveira.

Nossos Projetos

Parceiros