19/outubro/2011

Tratamento odontológico beneficia crianças do Espaço Dom Helder

Ação, uma parceria entre a ABCC e a Associação Brasileira de Odontologia, faz parte do Projeto Sorriso Cidadão, criado em 2010

Assessoria de Comunicação
Cinquenta e três jovens beneficiários do Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), receberam, na última segunda-feira (17), um dia de atendimento odontológico. Uma equipe voluntária de dentistas da Associação Brasileira de Odontologia de Pernambuco (ABO-PE) forneceu o tratamento. A ação integra o Projeto Sorriso Cidadão, celebrado entre a ABCC e a ABO em 2010. Por meio do projeto, os beneficiários do Espaço Criança Cidadã recebem tratamento odontológico gratuito até chegarem à maioridade.

A ação social foi dividida em dois períodos. As crianças assistiram a um vídeo e receberam uma aula sobre higiene bucal. Depois, passaram por um processo de triagem, para identificação de possíveis danos. Três clínicas de tratamento foram disponibilizadas, a depender do grau do problema. Aqueles que precisaram de tratamento extra serão atendidos pelo Curso de Especialização em Odontopediatria. No final, todos ganharam escovas de dente e creme dental, doados pela Colgate.

“Foi um dia bastante produtivo. Pudemos dar um tratamento de qualidade às crianças. Foi importante, também, para mostrarmos a eles como manterem a higiene bucal, mesmo com mínimos recursos”, explica Carmeluce Barbosa, idealizadora do Projeto Sorriso Cidadão. “Tudo superou as expectativas. Foi muito bom ver a alegria das crianças e adolescentes ao término de cada atendimento. Nada melhor que ajudar exercendo aquilo que você escolheu profissionalmente”, conclui.