NOTÍCIAS

21/setembro/2011

Plano Brasil Sem Miséria é tema de fórum do Sebrae

Assessoria de Comunicação Social Incra
“A inclusão produtiva no meio rural é o caminho para que os agricultores familiares produzam alimentos que garantam segurança alimentar e excedentes que possam ser comercializados para garantir renda”. Está foi a afirmação feita pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Müller, durante o segundo dia do Fórum Sebrae de Conhecimento, realizado nesta quinta-feira (17), em Brasília (DF).

No painel Mundo Rural, sobre o tema “O papel do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Brasil sem Miséria”, Laudemir Müller, falou dos avanços alcançados até agora para retirar da condição de extrema pobreza 47% do público alvo do plano que reside no meio rural. “Para mudar essa situação é preciso mostrar a capacidade de produção dos agricultores. O Brasil cresce com estabilidade e cheio de oportunidades, a sociedade está consumindo mais alimentos. É preciso incluir os agricultores familiares nessa realidade que vive o País.” enfatizou o secretário.

Para dar início ao plano de inclusão produtiva das famílias do meio rural, foco do Plano Brasil Sem Miséria para o campo, equipes multidisciplinares já iniciaram os trabalhos de prestação de serviços de assistência técnica para agricultores familiares do norte de Minas e Nordeste. Cerca de 30 mil famílias foram atendidas até o final de 2010 nessas regiões. A meta do Plano é atender mais de 250 mil famílias até 2014. O Plano Brasil Sem Miséria visa retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros, por meio de ações que abrangem transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.

O Fórum temático aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, neste mês de novembro, em Brasília (DF). O evento contou com mais de mil participantes, foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento sobre inclusão produtiva. Inovação e empreendedorismo e outros temas relevantes também foram temáticas analisadas no encontro para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Veja mais notícias