Tablets nas escolas públicas em 2012

06/09/2011 - Por Paulo Floro - NE10

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets nas escolas públicas ano que vem. Agora, se alguém tinha dúvida da popularização desses aparelhos em 2012, esta notícia chega para confirmar a expectativa. O ministro da Educação, Fernando Haddad fez o anúncio durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro, que acontece no Rio de Janeiro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia. As informações são da Agência Brasil.

Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”

O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”

Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das “centenas de milhares”. Também não foi dito qual seria o modelo e a marca. “O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.”

• 25/07/2019
    4° Concerto Oficial da Temporada 2019 - OCC 13 anos Local: Teatro de Santa Isabel
  • 27/07/2019
    Orquestra Infantojuvenil Criança Cidadã na Caixa Cultural Recife Local: Octógono (Galeria) da Caixa Cultural Recife