NOTÍCIAS

25/maio/2011

Serviço ajudará em tratamento

Projeto Gen.Net será facilitador da comunicação entre médicos e pacientes

Folha de Pernambuco
Uma parceria entre os acadêmicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE) e médicos especialistas da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), apresenta hoje, no Empresarial Albert Einstein, na Ilha do Leite, Recife, o projeto Gen.Net. Os pesquisadores desenvolveram uma rede social para promover a comunicação entre médicos e pacientes de doenças genéticas, a capacitação de profissionais da saúde na identificação e no encaminhamento de pacientes, além de assegurar o tratamento permanente. Após um ano de trabalho na construção do software, os idealizadores se mostraram satisfeitos com o resultado.

Durante o evento, os representantes da UFRPE e da AACD irão assinar um protocolo entre as instituições, para manutenção da rede e aprimoramento de pessoal. Os coordenadores do projeto ainda promovem uma mesa redonda sobre a questão do portador de doença genética no Estado, com a participação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Associação de Mucopolissacaridoses (Amps) e de empresas particulares.

De acordo com o especialista em telemedicina, Guilherme Vilar, que é um dos criadores da rede, o projeto se deu a partir das dificuldades de identificação das síndromes, por conta de alguns portadores viverem longe dos grandes centros, onde o sistema não chega ou é ineficaz. O objetivo do Gen.Net é o desenvolvimento de ações para a promoção da compreensão, da adesão e da capacitação voltadas para a inclusão social, com o foco nas doenças de limitações físicas. “É uma forma de buscar os pacientes, iniciar o tratamento e mantê-lo. Facilitando a vida daqueles que não podem se deslocar para realizar, por exemplo, uma única consulta”, informou.

A rede social vai agregar também, outras ferramentas de tecnologia como a videoconferência e a webconferência. “Estratégias como o mapeamento de pacientes, prontuário eletrônico, atendimento remoto e a capacitação, vai otimizar o trabalho da instituição ampliando sua rede de atendimento em todo o Estado”, contou a médica da AACD, Vanessa Van Der Linden.

Veja mais notícias

Nossos Projetos

Parceiros

Caixa Econômica FederalUninassauGoverno FederalDefensoria Pública de PernambucoInstituto Marista de SolidariedadeTribunal de Justiça de PernambucoUniversidade Federal de PernambucoAiesecUniversidade Federal Rural de PernambucoSesi

SIGA-NOS

NEWSLETTER