13/junho/2018

Presidente da FPAK visita a sede da ABCC

Ivomar Young repassou aos alunos do projeto fundamentos do caratê, modalidade que integrará o programa olímpico em 2020

Houldine Nascimento
O presidente da Federação Pernambucana das Associações de Karate (FPAK), Ivomar Young, visitou a sede da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) nesta quarta-feira (13). Ele foi recepcionado pelo professor de caratê do projeto, José Lessa Júnior, e repassou fundamentos do esporte às crianças. Além disso, o mandatário da FPAK destacou a presença da modalidade no programa olímpico a partir de 2020, quando serão realizadas as Olimpíadas de Tóquio. “Há muito tempo, havia essa preocupação em transformar o caratê em esporte olímpico”, pontua.

À frente da federação desde março de 2016, Young tem trabalhado para que o caratê se torne mais popular no estado. Segundo o gestor, há 50 clubes filiados e mais de 2.000 atletas inscritos na FPAK. Ele ressalta o significado de instituições como a ABCC apoiarem o esporte. “Todo projeto social, como a ABCC e outros mais que apoiam a FPAK, é de extrema relevância para garimpar novos caratecas. Sabemos que Pernambuco é um celeiro grande de talentos, mas é de suma importância esse apoio porque, só assim, conseguimos ver esses atletas e, quem sabe, daqui sair algum atleta olímpico”, destaca.

O professor Lessa Júnior, por sua vez, comenta a função social da arte marcial. “O objetivo do caratê não é só formar atletas para a competição ou medalhistas, mas também formar para a vida. É isso que a ABCC faz: incutir nessas crianças valores primordiais, como respeito, disciplina, humildade e honra. Então, todo esse trabalho é feito para que a criança se torne um cidadão útil para a sociedade.”